26.5 C
Brasília
quarta-feira, 22 maio, 2024

Músicos cubanos e estadunidenses na abertura do Jazz Plaza 2015

Havana, (Prensa Latina) O pianista cubano Ernán López-Nussa, seu trio e a formação estadunidense The Preservation Hall Jazz Band aberto nesta quinta (17) a primeira de quatro jornadas do Festival internacional Jazz Plaza 2015.

Compartilharão os ares do teatro Mella, o irreverente, popular e às vezes erudito ritmo do músico caribenho e a sonoridade tradicional do grupo convidado, procedente de Nova Orleans, que lembra de certa maneira as origens do gênero e suas tendências mais famosas.

Integram o trio, junto a López-Nussa, o maestro da bateria Enrique Plá e o contra-baixista Ángel Gastón Joya Perellada, considerado um virtuoso do instrumento e reconhecidos ambos por seu desempenho neste e outros projetos vinculados ao jazz, tanto em Cuba como fora dela.

Outro destaque é o extenso legado do grupo estadunidense consagrado à tradição jazzista, a partir da qual pretendem influenciar jovens músicos e com isso assegurar que sua música seja parte ativa de sua comunidade.

O experiente saxofonista Charlie Gabriel integra o grupo de sete músicos que inclui o também saxofonista Clint Maedgen, o trompetista Mark Braud, Rickie Monie no piano, Joseph Lastie Jr. na bateria e os versáteis Ben Jaffe e Ronell Johnson.

Tanto os músicos caribenhos como os estadunidenses já compartilharam palcos em outras ocasiões, inclusive no começo deste ano, quando realizaram o vídeo de uma apresentação ao vivo na qual interpretam a música cubana ‘El manisero’.

As sessões dedicadas ao jazz afrocubano começaram de maneira extra-oficial na jornada precedente, durante a qual entraram em cena músicos cubanos e convidados de uma dezena de nações.

Em sua trigésima-primeira edição, o Jazz Plaza se destaca pela disponibilidade de um maior número de espaços para aproveitar a programação, que se estenderá até este domingo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS