Brasília, 6 de dezembro de 2021 às 07:13
Selecione o Idioma:

Brasil

Postado em 22/08/2016 10:11

Multinacionais querem privatizar uso da água e Temer negocia

.

A sanha privatista do governo instalado após o golpe de Estado, em curso, atinge um dos segmentos mais estratégicos para o crescimento do país, segundo revelou um alto funcionário da Agência Nacional de Águas (ANA), em condição de anonimato, à reportagem do Correio do Brasil, na manhã desta segunda-feira (22).
O Aquífero Guanani, reserva de água doce com mais de 1,2 milhão de km², deverá constar na lista de bens públicos privatizáveis, à exemplo das reservas de petróleo no pré-sal e da estatal federal de energia, Eletrobras.

O governo do presidente de facto, Michel Temer, advertido para o efeito extremamente negativo da medida, caso venha a ser adotada, resolveu adiar para o dia 12 de setembro a primeira reunião do conselho do Programa de Parceria e Investimentos (PPI), na qual serão definidas as primeiras concessões e privatizações do governo, acrescentou a fonte. As negociações com os principais conglomerados transnacionais do setor, entre elas a Nestlé e a Coca-Cola, seguem “a passos largos”.

“Representantes destas companhias têm realizado encontros reservados com autoridades do atual governo, no sentido de formular procedimentos necessários à exploração pelas empresas privadas de mananciais, principalmente no Aquífero Guarani, em contratos de concessão para mais de 100 anos”, acrescentou.

A primeira conversa pública acerca deste e de outros setores que tendem a seguir para a iniciativa privada estava prevista para esta semana, no dia 25, mesmo dia em que será aberto o processo de votação do impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Esta coincidência foi fatal para o adiamento da reunião. Se confirmada a cassação do mandato de Dilma, o seu substituto deverá viajar à China no início de setembro para a reunião do G-20. A reunião do PPI, que será presidida pelo próprio Temer, ocorreria então após seu retorno.

O anúncio deve conter uma lista de concessões mais “imediatas”, como as concessões dos aeroportos de Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Fortaleza (CE) e dos terminais de passageiros dos portos de Fortaleza e Recife (PE). Além disso, deve haver uma outra relação de projetos a serem concedidos ou privatizados no médio prazo, com leilões que podem ocorrer em até um ano, como das distribuidoras de energia da Eletrobras e dos mananciais de água doce.

Fator estratégico

A relevância de um dos maiores mananciais mundial de água doce é tamanha que, há décadas, tem sido alvo da especulação quanto ao seu uso e exploração. O Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aqüífero Guarani, conhecido por Projeto Aquífero Guarani (SAG), da ANA, foi criado com o propósito de apoiar Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai na elaboração e implementação de um marco legal e técnico de gerenciamento e preservação do Aqüífero Guarani para as gerações presentes e futuras. Após a vitória dos conservadores na Argentina e os golpes de Estado por orientação da ultradireita, tanto no Paraguai quanto no Brasil, restou ao Uruguai votar contra a privatização do aquífero.

Esse projeto foi executado com recursos do Global Environment Facility (GEF), sendo o Banco Mundial a agência implementadora e a Organização dos Estados Americanos (OEA) a agência executora internacional. A GEF, no entanto, mantém laços muito próximos às grandes corporações.

Com área total de 1,2 milhões de km², dois terços da reserva estão em território brasileiro, no subsolo dos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “A importância estratégica do Aqüífero para o abastecer as gerações futuras desperta atenção de grupos de diferentes setores em todo o mundo”, afirma documento da Organização de Direitos Humanos Terra de Direitos.

“A sociedade civil organizada está atenta às possíveis estratégias de privatização de grupos econômicos transnacionais. Uma vez que, em 2003, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Banco Mundial, através do Fundo Mundial do Meio Ambiente (GEF), implementaram o projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável que visa reunir e desenvolver pesquisas sobre o Aqüífero Guarani, com objetivo de implementar um modelo institucional, legal e técnico comum para países do Mercosul”, acrescenta.

Água privatizada

O empresário austríaco Peter Brabeck-Letmathe, principal financiador de campanha dos partidos de extrema direita naquele país, preside o grupo Nestle desde 2005 e nunca escondeu seu objetivo de tornar o fornecimento da água passível de exploração ainda mais acentuada pelas companhias do setor alimentício. O comércio de água representa 8% do capital do conglomerado que, em 2015, totalizaram aproximadamente US$ 100 bilhões.

“A água que você precisa para a sobrevivência é um direito humano, e deve ser disponibilizada a todos, onde quer que estejam, mesmo que eles não possam se dar ao luxo de pagar por isso. No entanto, também acredito que a água tem um valor. As pessoas que usam a água canalizada para a sua casa para irrigar seu gramado, ou lavar o carro, devem arcar com o custo da infra-estrutura necessária para a sua apresentação”, disse Brabeck-Lemathe em recente artigo publicado na sua página, em uma rede social.

As fábricas que engarrafam, em muitos casos tomam a água da mesma rede destinada para uso público. Muitas vezes, como a Coca Cola, acrescentam um pacote de minerais e a chamam de “água mineral”. Com este procedimento, o preço da água de garrafa salta em mais de mil por cento, “engarrafando-a e tornando-se um dos negócios mais descarados do mundo capitalista”, revela a analista venezuelana Sylvia Ubal, em recente artigo publicado naquele país.

“Nestes tempos da globalização estamos assistindo uma concentração impressionante da indústria em torno de quatro a cinco multinacionais que estão criando um monopólio. Indústrias como Nestlé, Danone, Coca Cola, Pepsi Cola, possuem dezenas de marcas em torno de cada uma delas, que marcam o preço e a qualidade da água sem controle algum. Nos EUA mais de um terço da água engarrafada é simplesmente água de torneira tratada ou não; sendo um negócio monopolizado pela Nestlé e Danone, as líderes mundiais”, acrescentou.

Ubal afirma, ainda, que está cada vez está mais claro que a água doce é um recurso finito, “vulnerável à contaminação – que é excessiva por parte das empresas transnacionais”.

“Esta situação contribuiu para conceber a água como um bem mercantil e não como um direito fundamental, em prejuízo à satisfação das necessidades humanas básicas, das concepções ancestrais das comunidades étnicas, gerando assim maior desigualdade social e afetando, por sua vez, a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas. A expansão deste negócio exige das grandes corporações de bebidas e alimentação como a Coca Cola, Pepsi Cola, Danone, Nestlé…, a ter cada vez mais acesso aos recursos hídricos, impulsionando a privatização de água e aquíferos. E o setor da água engarrafada está crescendo muito rapidamente em todo o mundo, sendo o negócio mais lucrativo atualmente, mas também é um dos menos regulados, o que dá lugar a situações verdadeiramente escandalosas”, conclui.

 Fonte: Correio do Brasil

 

Comentários:

3 ideias sobre “Multinacionais querem privatizar uso da água e Temer negocia”

  1. O mundo dito civilizado tem necessidade de água potável boa, para o consumo, num futuro muito próximo. Quem dispõe desta água, o Brasil. Lembro-me perfeitamente da campanha para conscientização do povo brasileiro em economizar água, feita inclusive pelo senador amazonense Bernardo Cabral. Somos de há muito cooptados a economizar água para que o mundo possa vir beber nossa água. Esse governo vai terminar de entregar nossas potencialidades, culpa inclusive dos governos do PT que administrou o país de forma que ensejou a que a corja entreguista de FHC e companhia afluísse dos escombros para a etapa final de entrega do que resta. O povo brasileiro, bois mansos, sem auto estima, sem amor a pátria, vai só assistindo novelas e passando mensagens de brincadeiras no telefone móvel, também não precisam mais do que isto. quem não pensa assim como a maioria, só tem o direito de ficar indignado, mas, calado.

  2. o BRASIL e todos nativos povo brasileiros somos os mais RICOS do UNIVERSO em todos sentidos direções, e isto só será EVIDENCIADO na PRÁTICA á favor de todos nativos cidadões brasileiros só quando no BRASIL termos implantados plenamente a CHAVE PRINCIPAL DEFINITIVA A VERDADEIRA GENUÍNA DEMOCRACIA que faz PRIMEIRISSIMOMUNDO qualquer PAÍS NAÇÃO ESTADO MUNICIPIO CLUBEde FUTEBOL FILANTRO PIA etc em todos sentidos direções observem que em países terceiros quintos mundos só os GESTORES PÚBLICOS ADMINISTRADORES PÚBLICOS LEGISLADORES PÚBLICOS etc sabem para aonde”””REALMENTE””” vai cada centavinho do IMPOSTOMETRO RIQUEZAS RECURSOS NATURAIS JUROS ESTRATOSFÉRICOS etc agora do outro lado nenhum cidadão sabem etc porém nos países primeirissimos mundos todos os cidadões acompanhem tudo ONLINE e PESSOALMENTE TRANSPARENCIALMENTE ÁS CLARAS para aonde está indo REALMENTE etc
    =
    pois todos dos países primeirissimos mundos sempre souberam sabem que para serem primeirissimos mundos é álém de votar eleger direto indiretamente colégio eleitoral democracia é ao mesmo tempo tam bém sempre reinvindicar exigir implantar definitivamente 1000%EMPREENDEDORISMO 1000%TRANSPARENCIA 1000%DEMOCRACIA PARTICIPATIVA 1000%BIOMETRIA DIGITAL ONLINE IN TERNET 1000%ES COLAS PÚBLICAS TEMPO INTEGRALdas07ás18hs PADRÃO PRIMEIRISSIMOS MUNDOS etc como as escolas tempo integral no JAPÃO etc com enfâse na EDUCAÇÃO ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA ECONOMICA com prioridade no EMPREENDEDORISMOS INOVATIVOS ESTRATÉGICOS PIONEIROS ORIGINAIS ou não=aonde tenha DIRETO INDIRETAMENTE nem que seja úm único centavinho públi co dos trilhões anuais impostometros juros abusivos riquezas recursos naturais etc
    =
    isto é fazer com que cada nativo cidadão brasileiro se tornem totalmente INDEPENDENTE do ESTADO eou do PATRÃO do EMPREENDEDOR etc senão HOJE então FUTURAMENTE pouco á pouco isto é mes mo que trabalhando para os outros ir desde o primeiro segundo montando a sua TOTAL INDEPENDENCIA FINANCEIRA ECONOMICA istoé as suas próprias FUTURAS RENDAS PASSIVAS ALAVANCAGENS etc e que o que os PATRÕES paguem de TAXAS TRIBUTOS FEDERAIS ESTADUAIS MUNICIPAIS BURROCRACIAS etc todos estes valores seja incorporados aos SALÁRIO BASE PRINCIPAL ATUAL dos TRABALHADORES etc etudo daqui prá frente seja descontado DIRETO RETO dos HOLLERITHS dos EMPREGADOS
    =
    e os PATRÕES os EMPREENDEDORES etc apenas lhe paguem SÓ o SALÁRIO BASE PRINCIPAL etc porém TUDO que é DESCONTADO DIRETO nos seus HOLLERITHS os EMPREGADOS receba em casa os tais EXTRA TOS, confirmando que tudo que foi DESCONTADO nos seus HOLLERITHS tudo realmente foi aos seus VERDADEIROS DESTINOS FINAIS etc e ainda por cima os EMPREGADOS participem de tudo que estão fazen do com o que é descontado nos seus HOLLERITHS FGTS INSS PIS PASEP etc pois observem que quanto maior melhor o nível o grau de TRANSPARENCIA EMPREENDEDORISMO etc mais primeirissimos és, e quan to menor pior mais quintos mundos és
    =
    álias antes de mexer na PREVIDENCIA SOCIAL atual deveriam acabar com os BILHÕES ANUAIS de FRAUDES GOLPES encima da PREVIDENCIA INSS AUXILIODOENÇA AJUDAS PROGRAMAS SOCIAIS LEI ROUANET etc etc observem que tudoetodos que fraudaram fraudam em mlhões a PREVIDENCIA SOCIAL etc não precisam devolverem úm único centavinho como a tal GEORGINA etc e começarem á fazerem isto princi palmente com o DISQUE DENUNCIA ANONIMADAMENTE porém nos minimos detalhes aonde o agente fiscal vai 1000% encima certissimo pois quantos fingem ter isto áquilo porém não tem nada e também tem muita gente que precisarem receber os tais AUXILIOS DOENÇAS PENSÕES APOSENTADORIAS etc porém nunca jamais receberam recebem etc pois tu doetodos sabem de centenas de casos porém nin guém tem aonde fazer um DISQUEDENUNCIAANONIMA etc e ACOMPANHAR se tudo está sendo INVESTIGADO REALMENTE e mexer com a APOSENTADORIA etc dos POLÍTICOS JUIZES e dos que recebem ALTIS SIMOS SALÁRIOS etc etc aí sim por último com os que já contribuiram contribuem contribuirão etc

    obs que aonde não tem TRANSPARENCIA EMPREENDEDORISMO etc ali tem todos os tipos variações de CORRUPÇÕES SONEGAÇÕES NEGOCIATAS OBSCURAS OCULTAS etc mesmo no milenar BANCOdoVATICA NO aonde quem sempre ali mandou desmandou foi o honesto íntegro ético PAPA e a imaculada IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA VATICANO etc porém poderia ser qualquer DENOMINAÇÃO RELIGIOSA qualquer LÍDER RELIGIOSO etc seria e ou é a mesma coisa por nada ali ser ter a CHAVE PRINCIPAL DEFINITIVA para eliminar definitivamente com todos os tipos variações de corrupções etc que é TRANSPAREN CIA EMPREENDEDORIS MO DEMOCRACIA PARTICIPATIVA etc
    =
    pois hoje por total falta ausencia total de EMPREENDEDORISMO TRANSPARENCIA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA BIOMETRIA DIGITAL ONLINE INTERNET etc na verdade NUNCAJAMAIS estivemos estamos em CRISES ROMBOS FINANCEIROS na verdade estamos pagando totalmente pelas totais CORRUPÇÕES SONEGAÇÕES NEGOCIATAS OBSCURAS OCULTAS etc que ocorrem desde 1500dc até hoje em pleno 03ºMILE NIO SÉCULO XXI ANO 2016 encima dos trilhões anuais bndes tesouronacional impostometros juros estratosféricos etc e encima das riquezas recursos naturais etc como do nióbio présal titanio bauxita zirconi o ouro diamante água superficie subterranea litoral energia elétrica etc
    =
    e estamos pagando pelos ANUAIS JUROS ABUSIVOS ESTRATOSFÉRICOS etc em mais de=300%900%=enquanto a INFLAÇÃO ANUAL OFICIAL é menos de=10%=e isto prejudica até quem quer dar EMPREGOS to dos os EMPREENDEDORES pois como pegar EMPRÉSTIMOS para montar algo com estes JUROS ABUSIVOS os quais os BANQUEIROS os CARTÕESdeCRÉDITOS FINANCIADORAS FILANTROPIAS GRANDES LOJAS DE MAGAZINES AMIGOSdoREIdoPODER os ESPE CULADORES FINANCEIROS etc
    =
    pegam DIRETO do BNDES TESOURONACIONAL á juros anuais menos de=10%=porém emprestam financiam etc tudo aos outros mais de 99,999% da população brasileira inclusi ve aos EMPREENDEDORES por juros taxas anuais em mais de=300%900%=coisas inexistentes nem mesmo nos países quintos mundos e nem mesmo na ERA da HIPERINFLAÇÃO OVERNIGHT 1964á1994 se co bravam algo á mais era um pouquinho á mais
    =
    pois cidadões brasileiros imagine acontecendo 1000%TRANSPARENCIA etc encima dos trilhões anuais SONEGADOS CORROMPIDOS etc dos IMPOSTOMETROS JUROS ABUSIVOS RIQUEZAS RECURSOS NATURAIS etc o BRASIL e todos os brasileiros estariam numa situação mil vezes melhor que qualquer país primeirissimos mundos NORUEGA DINAMARCA AUS TRÁLIA CANADÁ EUA etc porém os políticos brasileiros não falam em assuntos super comuns nos países primeirissimos mundos EMPREENDEDORISMO TRANSPARENCIA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA DIRETA RETA
    =
    e no BRASIL uns dos trihões de exemplo seria ou é encima do NIÓBIO BRASILEIRO o qual mesmo o BRASIL tendo o MONOPÓLIO MUNDIAL porém o povobrasileiro nuncajamais usufruiu desta e de outras rique zas recursos naturais e nem mesmo encima dos TRILHÕES ANUAIS dos impostometro juros abusivos etc por parte de todos cidadões locais municipais estaduais federal distrital porém sem nenhum tipo de IN TERMEDIÁRIOS ATRAVESSADORES etc como os tais CONSELHOS POPULARES etc os quais sempre foram são sempre MANIPULADOS pelos os que estão no PODER FEDERAL ESTADUAL MUNICIPAL DISTRITAL e pelos GRUPOS PODEROSISSIMOS etc
    =
    pois os próprios SENHORES FEUDAIS desde 1500 dc sempre ocultaram omitiram que quanto maior melhor o NÍVEL o GRAU de EMPREENDEDORISMO TRANSPARENCIA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA BIOMETRI A DIGITAL ONLINE INTERNET etc mais primeirissimos mundos és e quanto menor pior o NÍVEL o GRAU mais QUINTOS MUNDOS és
    =
    MENTIRA¿¿¿é só medirem o GRAU o NÍVEL de EMPREENDEDORISMO TRANSPARENCIA etc comparativamente entre todos os países nações estados municipios distritos clubesdefutebol empresaspúblicas filan tropias oss os autar quias empresas mistas públicos particulares etc do MUNDOTODO etc verás que quanto maior o grau o nível de EMPREENDEDORISMOS TRANSPARENCIA etc mais primeirissimos mundos és
    =
    aí conforme o GRAU o NÍVEL de EMPREENDEDORISMO TRANSPARENCIA etc saberás quem é PRIMEIRISSIMOSMUNDOS ou TERCEIROS QUINTOS MUNDOS etc em termos de QUALIDADEVIDA PADRÃOVIDA PO DER AQUISITIVO etc á favor de todos os seus internos nativos cidadões etc então¿¿¿QUAL o GRAU o NÍVEL de EMPREENDEDORISMO TRANSPARENCIA etc do seu PAÍS ESTADO MUNICIPIO CLUBEdeFUTEBOL etc¿¿¿
    =
    pois VERDADEIRA GENÚÍNA DEMOCRACIA não é votar eleger cobrar dos seus REPRESENTANTES PARLAMENTARES e depois voltar para a sua VIDA ROTINEIRA e nada mais que isto=NÃO=verdadeira democra cia é ao mesmo tempo exigir reinvindicar 1000%EMPREENDEDORISMO 1000%TRANSPARENCIA 1000%DEMOCRACIA PARTICIPATIVA etc isto é que todas as DECISÕES IMPORTANTISSIMAS todo o povo temque estar em pleno conhecimento
    =
    https://www.facebook.com/brasilpaisprimeirissimomundo/photos/a.248122238706181.1073741827.222375774614161/549952705189798/?type=3&theater
    =
    e tudo teriam que ser DECIDIDO com toda a POPULAÇÃO BRASILEIRA local municial estadual federal distrital tudo num PLEBISCITO REFERENDO POPULAR CONSULTA POPU LAR etc como os INGLESES fizeram para sair ou não da ÚNIÃO EUROPÉIA etc aqui para os brasileiros seriam SAIR ou NÃO do MERCOSUL, IMPEACHMMENT, CASSAÇÃOdeMANDATOS etc etc pois se tudo fica RETIDO CONCENTRADO CENTRALI ZADO etc só nas mãos dos LOCAIS POLÍTICOS FEDERAL ESTADUAL MUNICIPAL DISTRITAL etc tudo ali fica num TOMÁLÁDÁCÁ´TROCATROCAdeFAVORES etc só entre os POLÍTICOS FINANCIADORES CAMPA NHAS POLÍTICAS GRUPOS PODEROSISSIMOS FILANTROPIAS etc pois até hoje em pleno 03ºMILENIO SÉCULO XXI ANO2016 o povo local fica alheio á tudo só vota elege e nada mais que isto etc
    =
    obs que os SENHORES FEUDAIS POLÍTICOS JURIDICOS EMPRESARIAIS BANQUEIROS RELIGIOSOS MÍDIAemGERAL etc no BRASIL desde 1500dc sempre só falavam falam ás claras só em todos os tipos de ELEIÇÕ ES DIRETAS INDIRETAS quase todos os anos e em tudo o que se imagina ou não REGULAMENTAÇÃO de tudo LEIS ANTICORRUPÇÕES etc porém do outro lado os mesmos SENHORES FEUDAIS sempre ocultaram omitiram esconderem evitaram ao máximo assuntos super comuns em todos os países primeirissimos mundos TRANSPARENCIA EMPREENDEDORISMO DEMOCRACIA PARTICIPATIVA diálogo DIRETO RETO BIO METRIA DIGITAL ONLINE INTER NET etc
    =
    áliás os políticos dos países primeirissimos mundos depois de eleitos se tornam mais TRANSPARENTE e mais próximo ao povo aos seus ELEITORES VOTOS etc agora os políticos brasileiros américalatina áfrica etc depois de eleitos SOMEM DESAPARECEM se tornem INACESSÍVEIS aos seus ELEITORES VOTOS etc agem sem nenhuma TRANSPARENCIA etc aonde ADMINISTRAM GESTORES eou LEGISLAM etc
    =
    pois TRANSPARENCIA etc sempre abre qualquer CAIXA PRETA e abre tudo e ainda por cima faz com que aonde tenha direto indiretamente úm único centavinho público ali nada seja”””MAQUEADO OCULTADO DISFARÇADO”””da mesma forma como o TRIMESTRAL EXTRATO FGTS que tudo e todos recebem em casa de 03 em 03 meses e também como agem as ADMINISTRADORAS de CONDOMINIOS etc tudo ás cla ras num PAINEL LOCAL cada centavinho que entrou saiu e se realmente chegou aos seus DESTINOS FINAIS fora as convocações de todos ali numa ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA etc
    =

  3. aquífero guarani deve ser mantido no controle dos Brasileiros sejam eles ptistas ou qq outro> Patria acima de tudo.

Os comentários estão fechados.