Brasília, 15 de setembro de 2021 às 20:49
Selecione o Idioma:

Meio Ambiente

Postado em 18/08/2021 12:57

Mtur lança campanha para incentivar o turismo de natureza

.

https://pxhere.com/pt/photo/848921

O turismo de natureza, ou ecoturismo, tem ganhado adeptos em todo o país e, com isso, diferentes empresas lançam incentivos para aumentar o número de turistas.

O Brasil é um país rico em paisagens naturais, com rios, cachoeiras e trilhas espalhados por todo seu território. Todo esse aspecto natural, além de gerar mais possibilidade de viagens e passeios em família, ele gera também mais empregos em diferentes regiões de um mesmo país.

Com isso, o Ministério do Turismo lançou uma campanha para incentivar o turismo de natureza no país, usando todo o potencial que o Brasil tem para tal atividade turística em seu território. A campanha tem como mote o tema “Viaje pelo próprio Brasil. Gigante pela própria natureza”.

O foco da iniciativa é a experiência do usuário diante do turismo e das paisagens que existem pelo país, com diferentes experiências e prezando pela sustentabilidade e segurança, principalmente no momento vivido pelo mundo diante da pandemia de Covid-19. Além de retomar o turismo no país, a campanha visa também a retomada econômica do setor.

Ecoturismo no Brasil – o que conhecer

Os destinos que permitem a prática do turismo de natureza no Brasil são diversos. Desde o interior até o litoral do país as opções são múltiplas e oferecem contato com a história e as diferentes vegetações encontradas em todo nosso território.

Em relação ao litoral, o país tem praias desertas, que ainda estão livres da interferência humana e que podem ser acessadas apenas com trilhas por dentro da mata nativa ou através do acesso via mar. A presença da natureza intocada atrai diversos turistas que buscam a paz e a tranquilidade enquanto desfrutam de momentos de calmaria com o mar.

Outro grande exemplo de ecoturismo no Brasil são os inúmeros parques espalhados por todo o território. São espaços de vivência da natureza e preservação do meio ambiente, fauna e flora local.

Neles pode-se viver a experiência de um país ainda intacto e livre da urbanização. Entre os principais, podemos destacar:

  • Parque Nacional de Aparados da Serra
  • Parque Nacional do Iguaçu
  • Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
  • Parque Nacional de Jericoacoara
  • Parque Estadual do Ibitipoca
  • Parque Nacional da Serra Geral
  • Parque Nacional da Chapada Diamantina
  • Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha
  • Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
  • Parque Estadual do Jalapão
  • Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
  • Parque Nacional da Tijuca
  • Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Além dessas dicas, o país tem também destinos no seu interior e longe de lugares mais badalados que tem muito a oferecer para o ecoturismo e que estão ganhando nos últimos tempos mais destaque entre os turistas. Cidades como Bonito, no Mato Grosso do Sul, Pirenópolis, em Goiás e Capitólio, em Minas Gerais, chamam a atenção pelas belezas naturais e passeios de aventura e contato com a natureza.

Organizando uma viagem de ecoturismo

Embora o ecoturismo seja muito convidativo, é preciso planejar as viagens antes de se aventurar nos lugares que ainda preservam a natureza. O primeiro passo é contar com um seguro viagem nacional de qualidade e que possa te atender caso haja necessidade.

Outro ponto importante é pesquisar o melhor momento para conhecer a região, se atento ao período de chuva e seca, que pode interferir nos planos de passeios e viagens. Caso seja possível, consultar guias locais ou agências de turismo da região é uma boa opção para se  situar quanto às condições dos passeios e itens necessários para aproveitar ao máximo a região.

Em relação a tecnologia, nem todos os lugares tem sinal de telefone, e muito menos internet. Portanto, as tradicionais viagens com mapas e dinheiro, ao invés de cartões, pode ser a melhor opção para os aventureiros que querem ir sozinhos pela região.

Dono de belezas naturais incríveis, o Brasil tem turismo para todos os públicos, idades e gostos. Um país de tamanho continental é capaz de agradar toda a sua população quanto o assunto é descobrir novos lugares, desde os que gostam de lugares badalados e com glamour, até aqueles que preferem o contato com a natureza e buscam a calmaria.

O incentivo do Mtur para o turismo de natureza busca, além de ressaltar a beleza natural do país, preservar e conscientizar a população acerca de tudo aquilo que o país tem para oferecer. Afinal, o brasileiro ainda não descobriu o Brasil como um todo.

Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia Seguros.

Comentários: