© AP Photo / Alexey Maishev
Sputnik – A tentativa do presidente dos EUA, Joe Biden, de atingir Moscou com uma guerra por procuração terá sérias consequências para Washington, escreve Gerard Baker no The Times.
“Biden apostou todas as fichas dos EUA e da OTAN na vitória em uma guerra por procuração contra a Rússia ou, pelo menos, na paralisação de Vladimir Putin. O fracasso seria um desastre humanitário e político para a Ucrânia e um fortíssimo golpe na credibilidade e liderança dos Estados Unidos“, diz a publicação.
O artigo observa que os desenvolvimentos da atualidade evidenciam o acentuado declínio do status de superpotência dos Estados Unidos.
“A liderança da Casa Branca sofreu mais danos nesta semana com a demonstração do afeto do presidente francês Emmanuel Macron por Xi Jinping, o líder da China, e a declaração do presidente francês de que a Europa não deveria ser simplesmente ‘seguidora’ da política dos EUA”, escreve Baker.
Além disso, segundo o autor do artigo, Biden enfureceu o governo israelense ao interferir na política do país, como revelado pelo vazamento de dados classificados do Pentágono.
“As relações com a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos também sofreram danos“, concluiu o artigo.