19.5 C
Brasília
sexta-feira, 18 outubro, 2024

México garante direito à saúde e educação gratuitas, reitera Obrador

Cidade do México, 29 de agosto (Prensa Latina) O serviço de saúde integral e gratuito é uma obrigação pública e este direito deve ser garantido a todos os mexicanos, independentemente de sua condição econômica e social, reiterou hoje o presidente Andrés Manuel López Obrador.

Na coletiva de imprensa matinal desta terça-feira no Palácio Nacional sobre o tema saúde, o presidente disse que a ideia é que todos os mexicanos possam ser atendidos em hospitais, por bons médicos especialistas, e que sejam feitos estudos sobre eles, e intervenções cirúrgicas , com todos os remédios, cura-os e eles não precisam pagar nada.

Podem pagar um médico privado, uma consulta, quem pode, não somos contra, mas o Estado-providência com dimensão social tem a obrigação de garantir cuidados médicos gratuitos, bem como ensino público, a todos os níveis.

Isso tem que ficar bem claro e estamos avançando para que não passe de um princípio ou de uma incumbência que virou letra morta, porque você pode ter direito e vai para um hospital e não tem médico nem remédio. Não é correto, por isso são ações, não palavras, disse ele.

Estamos a fazer tudo isto, acrescentou, agora porque a parte mais difícil já passou, pois “primeiro enfrentámos a praga da corrupção, a pandemia mais terrível, e depois a Covid-19, e agora estamos a levantar. O compromisso é atendê-los adequadamente.”

Informaremos todos os mexicanos sobre o plano IMSS-Bem-estar para todas as pessoas a cada 15 dias para que possamos acompanhar e ver como estão os progressos, anunciou.

O presidente manifestou que o IMSS-Bem-estar já está aplicado em 18 estados e este ano chegará a 24 porque há entidades lideradas pela oposição que não querem ser incluídas neste sistema de saúde e preferem continuar no regime anterior , “mas vamos continuar com os 24 estados que concordam em tornar todos os serviços de saúde gratuitos”.

Disse que o regime já está concluído em todos os estados beneficiários numa primeira fase, embora demore a aplicar e a concluir, não só pela construção de hospitais, equipamentos e médicos especialistas, mas também porque custa obras para integrar todos os serviços.

Estamos a tentar racionalizar esse aspecto e integrar o Instituto de Segurança Social dos Trabalhadores do Estado porque aí a corrupção se enraizou.

Este processo leva tempo, mas para a próxima etapa vai ser incluído esse sistema e o que estamos a fazer nos serviços integrais, e vamos reportar e apresentar como era e o que está a ser feito agora, concluiu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS