México, (Prensa Latina) O México será conduzido com sobriedade, temperança e sem estridências nas negociações do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), assegura hoje José Antonio Meade, secretário da Fazenda e Crédito Público.
Meade, da mesma forma que outros membros do governo, saíram a público com palavras conciliadoras às novas advertências do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quem anunciou nesta terça-feira que poderia abandonar o NAFTA.
O México, disse o secretário, está preparado para sentar à mesa e refrear o desafio que implica ficarmos todos -Canadá, Estados Unidos e México- dentro do tratado.
Reconheceu que a equipe da nação azteca conta com experiência e capacidade para seguir adiante na segunda rodada que se prevê celebrar no país.
Procuraremos a continuidade em um novo cômodo, com a certeza do muito que o México contribui ao dinamismo da região norte-americana.
Analisou que a nação é a que mais tratados de livre comércio têm na região, com Ásia-Pacífico, América Latina e Europa.
Por sua vez, o chanceler Luis Videgaray comentou que as advertências de Trump de abandonar o NAFTA são uma estratégia de negociação.
Relação que suas expressões são parte de seu estilo, muito particular, para gerar um ambiente que o favoreça.
Ademais, os norte-americanos consideram que os interesses econômicos de seu país estão sendo afetados, acrescentou.
Videgaray confirmou que o México continuará na mesa de negociações com serenidade tendo presente que é um processo ambicioso que durará alguns meses.