28.5 C
Brasília
terça-feira, 27 janeiro, 2026

México, América Latina, Turismo e Abya Madrid

Madri, 13 de janeiro (Prensa Latina) Na véspera da Gala de Premiação da Academia Ibero-Americana de Gastronomia (AIGB), o México se destaca hoje como líder turístico que transcende na Espanha por meio do Fitur, com a cumplicidade do Espacio Abya.

Por Fausto Triana

Janeiro é um mês que não só anuncia o novo ano, como também marca uma espécie de pontapé inicial para o turismo, com a Espanha a seguir de perto a França e países latino-americanos como o México a desempenhar um papel de liderança notável.

Estas são as primeiras fotos mostradas à Prensa Latina pelo presidente da AIGB, Rafael Ansón, que está preparando a cerimônia de premiação da sua quarta edição, na próxima segunda-feira, para homenagear a nata da arte culinária ibero-americana.

Como aperitivo, um encontro para recriar um dos lugares de estilo ibero-americano que se destacam em Madri, o Abya, excelente culinária com um toque de distinção mexicana, sua própria coleção de tequilas e mezcais, juntamente com uma poderosa carta de mais de 400 vinhos de todo o mundo.

O antigo Palácio Saldaña, no bairro de Salamanca, em Madrid, possui uma decoração que remete à sua ligação com o Novo Mundo. Abya, aliás, é um termo cunhado por tribos da América Central para se referir a um território americano, significando terra viva ou terra em plena maturidade.

O Palácio de Saldaña, uma joia arquitetônica de inspiração francesa que remonta a 1903, ostenta uma decoração nitidamente latino-americana, em parte devido à influência de seu proprietário mexicano, Manolo González, e ao orgulho de possuir uma estrela Repsol Sun, o equivalente espanhol às estrelas Michelin. De dentro de suas paredes, Rafael Ansón, aos 90 anos e com um notável espírito empreendedor, uma verdadeira enciclopédia da gastronomia, reiterou a importância de aderir aos quatro S’s no setor: Cozinha Sustentável, Saudável, Socialmente Responsável e Satisfatória.

Essa filosofia permitiu à AIGB colocar a culinária ibero-americana em destaque, que receberá seus prêmios na segunda-feira, em um esforço para reiterar uma história e um idioma compartilhados como cultura, hospitalidade, memória e futuro.

A defesa da gastronomia como elemento essencial da identidade, e também como motor do turismo, surge no imaginário de Ansón, ainda, face à presença da Feira Internacional de Turismo (Fitur) da IFEMA-Madrid, agendada para o período de 21 a 25 de janeiro.

Com o México como principal protagonista e Abya entre as atrações paralelas, a Fitur receberá 156 países e 854 expositores em nove pavilhões este ano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS