Santiago do Chile, 20 out (Prensa Latina) Novas manifestações foram realizadas em várias cidades do Chile, como parte das ações pelo aniversário da explosão social de 18 de outubro de 2019.
Relatos dessas cidades indicam que em Valparaíso mais de mil pessoas marcharam por uma das principais vias da cidade em direção à sede do Congresso Nacional, onde ocorreram confrontos com forças policiais quando alguns manifestantes tentaram remover as grades altas que protegem o prédio.
Também ocorreram incidentes em outras partes daquela cidade portuária, com paralisação do trânsito e barricadas incendiadas.
Protestos também foram registrados no porto próximo de San Antonio, enquanto em Concepción biobio.cl relataram cerca de vinte detidos após confrontos com a polícia durante uma concentração de várias centenas de pessoas na Plaza de la Independencia.
Outras cidades de onde ocorreram manifestações e confrontos com as forças policiais foram Valdivia, Temuco, Talcahuano e La Serena, entre outras.
Também há relatos de tentativas de saque e excessos em algumas dessas localidades perpetrados por grupos de encapuzados fora do movimento popular.
No âmbito das comemorações do aniversário do surto social que gerou protestos sem precedentes no Chile, e poucos dias antes do plebiscito constituinte de 25 de outubro, autoridades, forças políticas de todas as tendências e organizações sociais pediram ações pacíficas e evite provocações por elementos violentos.