18.1 C
Brasília
sexta-feira, 29 março, 2024

Mais de 10 mil pessoas foram deslocadas na Colômbia no primeiro trimestre de 2020

Bogotá, (Prensa Latina) Em um contexto de persistente violência, o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários situa hoje em mais de 10 mil a cifra de deslocados no primeiro trimestre do ano pelas hostilidades na Colômbia.

O número de pessoas deslocadas e confinadas por dita causa segue aumentando em várias zonas do país, sublinhou em um relatório sobre o tema.

No primeiro trimestre de 2020 mais de 10 mil indivíduos foram deslocados e mais de 7.300 estão confinados. Mesmo assim, mais de 19.500 viram-se afetados por eventos associados a desastres naturais, e mais de 100 por minas e outros artefatos explosivos não convencionais, detalhou.

O Escritório sublinhou que o isolamento preventivo obrigatório decretado pela crise provocada pela pandemia de Covid-19, é um fator adicional que configura uma múltipla afetação para populações vulneráveis já prejudicadas.

Isso agudiza as necessidades ante as precárias condições de vida que apresentam pois enfrentam enormes dificuldades para aceder aos bens e serviços básicos para a sobrevivência, pontuou.

Os atores armados estão utilizando as medidas preventivas da Covid-19 como mecanismo de controle social nas populações vulneráveis, afetadas em emergências por deslocações e confinamentos, com impacto também em refugiados e migrantes, acrescentou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS