17.5 C
Brasília
sexta-feira, 21 fevereiro, 2025

Maduro pede uma grande missão: resgatar a América Latina do fascismo

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, discursa no encerramento do Festival Mundial Antifascista Internacional em Caracas, 11 de janeiro de 2025.

HispanTV – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que este país, juntamente com Cuba, Nicarágua e América Latina, está na vanguarda da luta contra o fascismo.

Em declarações feitas no sábado durante o encerramento do Festival Internacional Antifascista Mundial “Por um Novo Mundo”, realizado em 10 de janeiro com a presença de delegados de 125 países em Caracas, capital venezuelana, Maduro destacou o papel dos movimentos sociais na a luta contra o fascismo e apelou-lhes para resistirem às agressões e ameaças do imperialismo e à sua diplomacia de engano e bastão.

O presidente alertou para o monopólio dos neofascistas nas redes sociais e para a sua tentativa de reconquistar o mundo e dividir e eliminar a esquerda global.

Maduro sobre a Síria: os fascistas querem o mesmo para a Venezuela

A este respeito, exortou os participantes a formarem uma grande aliança antifascista global em defesa da paz, da democracia e do desenvolvimento dos povos, destacando o impulso que a iniciativa obteve após alguns meses em 77 países.

Maduro sublinhou a necessidade de ser capaz de impedir o ressurgimento do nazismo, inclusive através da luta armada.

Maduro alerta para ascensão do fascismo no Ocidente e na América do Sul | HispanTV

Maduro alerta para ascensão do fascismo no Ocidente e na América do Sul | HispanTV

O presidente venezuelano alertou para o ressurgimento de uma poderosa onda de fascismo na Europa, nos Estados Unidos, bem como na América do Sul, para cultivar divisões entre os países.

“ A Venezuela, a Nicarágua e Cuba, juntamente com a América Latina, estão no epicentro da luta contra o fascismo e contra o esforço de recolonização ”, destacou o líder chavista, afirmando que “ somos vitoriosos e cada vez mais fortes ”.

Noutra parte das suas declarações, o presidente venezuelano saudou os movimentos sociais que trabalham bravamente na Europa, sublinhando que neles reside o futuro da paz e da humanidade. “Viva uma Europa digna e consciente! “Abaixo a Europa elitista, exploradora e colonial !”, acrescentou.

O presidente venezuelano destacou anteriormente que o neofascismo está empenhado em promover a “rendição”, a destruição do Estado nacional e dos direitos sociais, bem como a “recolonização” e a entrega dos países latino-americanos ao império dos Estados Unidos.

Ele garantiu que o ressurgimento do neofascismo vem da extrema direita fascista acompanhada por poderosos bilionários como Elon Musk, Mark Zuckerberg e Jeff Bezos que são os donos das redes sociais mais proeminentes do mundo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS