Moscou, (Prensa Latina) O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, agradeceu hoje o apoio de Rússia, em especial o fornecimento de trigo, e referiu-se ao início de uma nova etapa política em seu país, ao reunir-se aqui com seu similar russo, Vladimir Putin.
Durante uma reunião em nível de delegações no Kremlin, Maduro afirmou que chegou a esta capital em um bom momento das relações políticas com a Rússia e se mostrou confiado nos reforçar.
O mandatário venezuelano destacou a importância dos fornecimentos de trigo da Rússia que ajudaram em seu momento a enfrentar dificuldades.
Putin, por seu lado, afirmou que a Venezuela atravessa por uma etapa delicada, mas reconheceu o esforço do governo de Maduro por dialogar com a oposição.
Tivemos uma verdadeira redução do intercâmbio comercial entre ambas nações, mas considero que isso em parte teve razões subjetivas, declarou o chefe de Estado russo, que se pronunciou por uma recuperação nesse sentido.
O intercâmbio comercial de ambos os países chegou a seu ponto máximo em 2013, quando atingiu 2 bilhões 450 milhões de dólares, mas em 2016 baixo a 336 milhões e em 2017 continuou a queda. De janeiro a junho deste ano baixo a 16 milhões 500 mil dólares, segundo o Kremlin.
Anteriormente, o porta-voz presidencial, Dmitri Peskov, tinha adiantado que ambos os chefes de estado abordariam todo o pacote de temas bilaterais, incluída a cooperação técnico-militar.