Santiago de Chile, 14 nov (Prensa Latina) Fez do bolero sua religião e adquiriu fama mesmo em Cuba como no México, mas ainda chegou aos Estados Unidos, até se converter ele mesmo em um í0cone: Luto Gatica, um adeus que marca o luto em seu natal Chile.
Ficou com o Luto Gatica para sempre e chegou ao firmamento de diversas formas.
‘A meu papai o querem em Cuba, o querem na Espanha, o querem no Brasil, no México e em tantos países, mas por suposto que este carinho chileno é diferente e especial para ele’, destacou sua filha mexicana Juanita Gatica Cortês.
O Chile o venera hoje com o decreto de luto oficial anunciado pelo ministro do Interior, Andrés Chadwick, que somou-se aos elogios a um dos maiores embaixadores da música latinoamericana no mundo.
‘Temos decretado neste dia de luto oficial pela morte aos 90 anos de nosso grande Luto Gatica. Rancagüino, o rei do bolero, encheu-nos de emoção e de orgulho com sua música em todo mundo’, escreveu Chadwick em Twitter.
Ganhador do Grammy Latino à Excelência em 2007, em sua natal Rancagua, centro do Chile, foi desvelada uma estátua de bronze no Teatro Regional com sua figura e a de seu irmão Arturo.
Seu último disco, História de um amor, data de 2013. Fez duos nada menos do que com a italiana Laura Pausini, a luso-canadense Nelly Furtado e o canadense Michael Bubblé, entre outros.
Mas muito antes, Luto Gatica converteu-se em imprescindível dos românticos das década de 1950 e 1960 com sucessos como Pele Canela, Com você na distância, Bésame muito, O relógio, Não me platiques mais e o clássico chileno Eu vendo uns olhos negros.
Em janeiro de 2008 foi incluído no Passeio da Fama de Hollywood, com a estrela número 2354. Teve três casamentos, o mais recente com Leslie Deeb. Deixou sete filhos e 11 netos.
Para consolidar sua fama também no mercado anglofono, chegou a cantar nos Estados Unidos, onde se fixou com parcerias com nada menos que com Elvis Presley e Nat King Escola.
A municipalidade de Rancagua decretou três dias de luto comunal pela morte do cantor.
Diziam-lhe Maestro do bolero, e para seus admiradores o que mais realçava era seu timbre suave e sedutor.