27.5 C
Brasília
quarta-feira, 18 setembro, 2024

Lula agita a bandeira palestina durante evento cultural em Brasília

HispanTV – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante evento cultural, reiterou seu apoio aos palestinos diante das práticas genocidas de Israel em Gaza.

Com uma bandeira palestina nas mãos, Lula exigiu mais uma vez a criação de um Estado Palestino. Isso ocorreu nesta segunda-feira, durante a cerimônia de abertura da IV edição da Conferência Nacional de Cultura, realizada em Brasília .

“ Fui muito criticado quando falei recentemente sobre a Palestina. O tempo provará que eu estava certo. O povo palestino tem o direito de viver e criar o seu país. Não dá para fazer o que eles fizeram: anunciar distribuição de alimentos e depois mandar mísseis, abrir fogo, espalhar morte ”, enfatizou Lula.

Desta forma, o presidente referiu-se ao ataque israelita contra civis palestinos que se aglomeravam em torno de camiões de distribuição de alimentos na Cidade de Gaza. O mais mortífero destes ataques ocorreu na Cidade de Gaza, em 29 de Fevereiro, deixando mais de 100 mortos e pelo menos 700 feridos.

Os presidentes do Brasil e da Colômbia repudiam o genocídio cometido por Israel em Gaza e exigem que ele seja interrompido em favor da dignidade e da sobrevivência da humanidade.

Desde o início dos ataques de Israel contra a Faixa de Gaza, Lula criticou repetidamente o ataque de Israel contra os palestinos. Em Fevereiro, da Etiópia, comparou os crimes do regime de ocupação de Gaza com os cometidos por Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.

Isto causou uma crise diplomática entre Tel Aviv e Brasília. O regime do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou Lula persona non grata, que por sua vez chamou de volta o embaixador do Brasil em Tel Aviv indefinidamente como forma de protesto. 

Desde 7 de Outubro, Israel matou mais de 30.500 palestinianos em Gaza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS