O presidente do México critica Joe Biden por receber o presidente ucraniano “à América”, já que a América é um continente e não apenas os EUA.
“A América lhe dá as boas-vindas, senhor presidente”, escreveu o presidente dos EUA, Joe Biden, em uma mensagem no Twitter na quinta-feira, após a chegada ao país de seu colega ucraniano, Volodimir Zelensky.
Em reação, o chefe de Estado mexicano, Andrés Manuel López Obrador, criticou as declarações de Biden, durante sua entrevista coletiva matinal na quinta-feira, esclarecendo que o termo “América” se refere ao continente e a todos os países que ele inclui e não apenas aos Estados Unidos. Unidos.
AMLO exige que EUA mudem sua política para a América Latina
“O que aconteceu, presidente Biden? Com todo respeito. América somos todos. (…) A América é o Peru, é a Guatemala, é o Belize e é o México. Não estou dizendo que um presidente não deve ser bem-vindo, o que não gosto é da moda, como bem-vindo à América?”, questionou.
Desta forma, López Obrador exorta mais uma vez a mudar esses pensamentos e costumes, reiterando que se deve renunciar à política baseada na chamada doutrina Monroe.
“America Grows”: um plano para a recolonização da região
https://youtu.be/4dcpG6tXNtM
ez Obrador tem repetidamente denunciado as políticas dos Estados Unidos, especialmente as tentativas de Washington de intervir nos assuntos internos de outros países. No caso mais recente, ele censurou na quarta-feira que Pedro Castillo foi afastado do cargo presidencial do Peru com o aval dos Estados Unidos.
Castillo vê vestígios dos EUA na repressão a manifestantes peruanos