Brasília, 29 de junho de 2022 às 16:39
Selecione o Idioma:

Internacional

Postado em 01/01/2020 12:55

Liga Árabe expressa oposição à ‘interferência na Líbia’ após acordo da Turquia

.

© REUTERS / Amr Abdallah Dalsh
ORIENTE MÉDIO E ÁFRICA

A Liga Árabe pediu nesta terça-feira (31) esforços para “impedir interferência estrangeira” na Líbia após acordos militares e marítimos assinados pela Turquia com o governo reconhecido pela ONU em Trípoli.

Representantes permanentes da organização pan-árabe, em uma reunião na sede do Cairo solicitada pelo Egito, aprovaram uma resolução “enfatizando a necessidade de evitar interferências que possam contribuir para facilitar a chegada de extremistas estrangeiros na Líbia”, informa a agência de notícias AFP.

Eles também expressaram “séria preocupação com a escalada militar, agravando ainda mais a situação na Líbia e ameaçando a segurança e a estabilidade dos países vizinhos e de toda a região”.

Na segunda-feira, o enviado da ONU na Líbia, Ghassan Salame, disse que os acordos assinados pela Turquia e pelo governo de Trípoli representam uma “escalada” do conflito que assola o país do norte da África.

Em novembro, Ancara assinou um acordo de segurança e cooperação militar e também assinou um acordo de jurisdição marítima com o Governo do Acordo Nacional, com sede na capital.

Sputnik

Comentários: