32.5 C
Brasília
domingo, 6 outubro, 2024

Líderes sociais são assassinados na Colômbia em meio às festividades de Natal

Bogotá, (Prensa Latina) Mais dois líderes sociais foram assassinados em meio às férias de Natal na Colômbia, confirmou hoje o Instituto para o Desenvolvimento e Estudos da Paz (Indepaz).

Eles são o camponês Wilmar Ascanio Angarita e Gustavo Orozco Ramírez, elevando o número total de defensores mortos até agora este ano para 168 e 1.283 desde a assinatura do acordo de paz em 2016, disse Indepaz.

Angarita foi presidente da Junta de Acción Comunal da aldeia Alto Cañabraval, afiliada à Asociación Campesina del Valle del Río Cimitarra conhecida como ACVC.

Ele também participou ativamente da Mesa Comunal por la Vida Digna y la Paz do município de San Pablo, departamento de Bolívar, e foi morto em um estabelecimento público onde chegaram assassinos contratados e atiraram nele várias vezes.

O segundo era um conhecido líder comunitário, que era presidente da Junta de Ação Comunal da vila de San Perucho, no município de Antioquia, e foi morto por homens armados que vieram ao lugar onde ele estava reunido com sua comunidade para celebrar a novena, uma tradição religiosa e festiva de Natal na Colômbia.

Ambas as mortes foram rejeitadas por suas comunidades e pelas organizações às quais pertenciam.

Não hesitamos em reiterar nossa luta pelo respeito à vida e à dignidade humana, a legitimidade da autoridade dos Conselhos de Ação Comunitária em nossos territórios, o direito dos camponeses ao acesso à terra e o cumprimento irrestrito do Acordo de Paz, como ferramentas para alcançar uma paz estável e duradoura, disse o ACVC.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS