25.5 C
Brasília
quinta-feira, 10 outubro, 2024

Lavrov na coletiva: relações entre a Rússia e a América Latina estão em ascensão

Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov realiza nesta quarta-feira (18) uma coletiva de imprensa sobre a política externa de 2022, na qual ele compartilhará os resultados das atividades da entidade diplomática e avaliações da situação mundial e responderá às perguntas dos jornalistas.

Sputnik – Relações entre a Rússia e a América Latina estão em ascensão
Há países com os quais cooperamos há muito tempo: Cuba, Venezuela, Nicarágua. Cuba é alvo de sanções americanas unilaterais ilegais, na ONU apenas os EUA votam pela sua manutenção, às vezes a Ucrânia os ajuda. Estamos interessados em que também outros países latino-americanos estejam entre as nossas prioridades. Não temos nenhuma doutrina Monroe, quando vamos para uma região, não subordinamos o outro país aos nossos interesses, disse Lavrov.
Nenhum país latino-americano, exceto Bahamas, aderiu às sanções antirrussas, disse Lavrov. A Argentina anunciou sua intenção de se juntar ao BRICS. Estamos prontos para cooperar por enquanto no formato BRICS+, estamos trabalhando ativamente nos critérios pelos quais os países podem se juntar ao BRICS para um trabalho conjunto.
Ocidente tenta atrapalhar o crescimento econômico do Brasil, diz chanceler russo
Perda da independência da União Europeia é um atributo da OTAN
Quanto aos hábitos coloniais, o presidente russo Putin falou sobre isso. Esta é uma avaliação real do que o Ocidente está tentando fazer. Colonialismo é quando você assume o controle e vive a custa deles. Pode-se subordinar todos os planos e estruturas de outro país, como os EUA estão fazendo com a UE. A perda da independência da União Europeia é um atributo da OTAN.

EUA têm usado suas forças no exterior em flagrante violação da Carta da ONU, afirma Lavrov

Os princípios da ONU estão sendo pervertidos pelo Ocidente, não houve respeito aos princípios da não interferência nos assuntos internos, centenas de vezes os EUA usaram suas forças no exterior em flagrante violação da Carta da ONU.

Lavrov: sanções contra a Rússia são declaradas para que o povo russo faça revolução, ninguém esconde isso

Sanções contra a Rússia são declaradas para que o povo russo faça uma revolução, ninguém está tentando esconder isso. A tentativa frenética de manter o domínio por todos os meios confirma que Washington está tentando parar a formação de um mundo multipolar que está se formando naturalmente.

Pauta de confronto da União Europeia e OTAN subordina os europeus à Aliança Atlântica

Agenda deliberadamente de confronto da UE (União Europeia) e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na declaração proclamada ao mundo todo, coloca diretamente os europeus sob o controle da Aliança do Atlântico Norte na contenção geopolítica da Rússia e China, ressaltou o ministro russo.

Sanções usadas contra a Rússia poderão ser usadas contra qualquer um que for contra os EUA

Sanções contrárias aos postulados ocidentais estão sendo usadas contra a Rússia, mas logo elas poderão ser aplicadas contra qualquer país que se recusar a obedecer às ordens dos EUA, considera Lavrov.

Ninguém pensou em tribunais quando os EUA invadiram a Síria, afirma Lavrov

Ninguém pensou em tribunais quando os Estados Unidos invadiram a Síria e arrasaram as cidades sírias como Raqqa. Quando o Tribunal Penal Internacional decidiu dar atenção aos crimes norte-americanos no Afeganistão, EUA ameaçaram a mais alta autoridade judicial com sanções, declarou o chanceler russo.
“Quanto às perspectivas de negociações, isso foi considerado dezenas de vezes. Quando apoiamos o pedido de negociações da Ucrânia, o projeto de acordo proposto pela Ucrânia, bateram nas mãos da Ucrânia. Durante todo o verão e o no início do outono [europeu], os representares ocidentais diziam que era demasiado cedo para negociações, que deviam ser dadas mais armas, Zelensky apresentou inciativas ridículas, onde tem tudo amontoado: confissão da Rússia, tribunal, condenação. Negociações com Zelensky estão fora de questão porque ele proibiu negociações com a Rússia a nível legislativo”, ressaltou chanceler russo.
“A operação militar especial tem seus objetivos que não foram inventados, que são definidos pelos interesses fundamentais de segurança da Rússia. Na Ucrânia, como em qualquer território que faz fronteira com a Rússia, não deve haver infraestrutura militar que ameace o nosso país, não deve haver discriminação e perseguição contra nossos compatriotas que se tornaram cidadãos do Estado ucraniano, mas querem preservar sua língua e cultura”, disse Lavrov.

Países ocidentais enganam ao afirmar que não estão em guerra com a Rússia na Ucrânia

Os países ocidentais que alegam que não lutam na Ucrânia com a Rússia, mas simplesmente ajudam Kiev, não estão sendo sinceros, disse Lavrov durante a coletiva de imprensa nesta quarta-feira (18).

“Quando os nossos parceiros ocidentais negam e com veemência afirmam que não estão em guerra com a Rússia, que estão apenas ajudando a Ucrânia a lidar com a ‘agressão’, a restaurar sua integridade territorial, eles enganam. Os volumes de apoio mostram claramente que o Ocidente coletou muito nesta mesa contra a Rússia”, disse o ministro russo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS