21.5 C
Brasília
domingo, 13 outubro, 2024

Lavrov: dados sobre preparação de ‘bomba suja’ por Kiev foram verificados, não é acusação infundada

© Sputnik / Aleksandr Kondratyuk

Sputnik – Informações sobre a criação pela Ucrânia de uma “bomba suja” foram reverificadas, há razões para acreditar que esta não é uma suspeita infundada, disse nesta segunda-feira (24) chanceler russo Sergei Lavrov.
“Temos informações específicas relativamente a essas instituições na Ucrânia, aqueles institutos científicos que possuem tecnologias para construir essa ‘bomba suja’. Há informações, que temos reverificado através dos canais apropriados, que esta não é apenas uma suspeita infundada e que há sérias razões para acreditar que coisas desta natureza podem ser planejadas”, disse Lavrov em uma coletiva de imprensa.
Lavrov acrescentou também que ontem o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, informou o chefe do Pentágono, Lloyd Austin, que Kiev poderia estar preparando uma provocação usando a chamada “bomba suja”.
Ele disse que Shoigu conseguiu chegar a um acordo sobre realização de consultas a nível profissional com alguns homólogos ocidentais relativamente à questão da “bomba suja”.
“Depois das conversações telefônicas de ontem entre o ministro da Defesa da Rússia Sergei Shoigu e os seus homólogos da França, Reino Unido e Turquia, mas também com o chefe do Pentágono Austin, tomámos as medidas necessárias para levantar esta questão nas instituições internacionais”, notou chefe da diplomacia russa.
Rússia pretende levantar na ONU a questão da criação de ‘bomba suja’ por Kiev, disse Lavrov.
Símbolo de radioatividade na Exposição Nuclear Mundial, França, 26 de julho de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2022

Operação russa na Ucrânia

Regime de Kiev prepara provocação com ‘bomba suja’ na Ucrânia, segundo relatos

Anteriormente informou-se que fontes em vários países, inclusive na Ucrânia, indicaram que o regime de Kiev está preparando uma provocação no território ucraniano com “bombas sujas”, ou seja, não com uma carga para explosão nuclear, mas com uma carga para contaminação nuclear.
O objetivo da provocação é acusar a Rússia de usar armas de destruição em massa para, posteriormente, lançar uma forte campanha antirrussa no mundo, destinada a minar a confiança em Moscou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS