26.5 C
Brasília
sábado, 14 dezembro, 2024

Lavrov alerta: EUA e Rússia estão à beira de uma guerra direta

Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov

HispanTV – O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, alertou que os EUA e a Rússia estão “à beira de um confronto militar direto”, poucos dias antes das eleições presidenciais dos EUA.

Lavrov observou que a atual administração do presidente Joe Biden levou a “russofobia” nos Estados Unidos a um nível extremo, fazendo com que os dois países oscilassem à beira de um confronto militar direto.

Segundo declarações recolhidas pela agência Tass , o ministro dos Negócios Estrangeiros russo explicou numa entrevista a um meio de comunicação turco que a Rússia não vê qualquer perspectiva de mudança nesta política anti-russa, independentemente do resultado eleitoral nos Estados Unidos.

Rússia lança exercícios de forças de dissuasão nuclear | HispanTV

Rússia lança exercícios de forças de dissuasão nuclear | HispanTVV

A Rússia realizou um exercício de treinamento para forças estratégicas de dissuasão nuclear na terça-feira, em meio às crescentes tensões com o Ocidente.

Lavrov sublinhou que Moscovo não tem um candidato preferido para as eleições, e lembrou que, durante a Administração do então Presidente Donald Trump, as sanções contra a Rússia atingiram níveis recordes. “Independentemente de quem vença as eleições, não vemos qualquer perspectiva de mudança na posição russofóbica dos Estados Unidos”, acrescentou.

Rússia multa Google com número astronômico de mais de 30 zeros

O alerta do ministro dos Negócios Estrangeiros russo surge num contexto em que os Estados Unidos acusaram a Rússia de interferir no processo eleitoral de 2024, acusação que Moscovo nega veementemente. Os analistas apontaram que a Rússia poderia estar interessada numa mudança de administração, uma vez que o candidato republicano Donald Trump manifestou a sua intenção de pôr fim ao conflito na Ucrânia.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou recentemente que o futuro das relações entre Moscovo e Washington dependerá da posição da próxima administração dos EUA.

Putin anuncia mudanças na doutrina nuclear da Rússia

A Rússia lançou uma operação militar na Ucrânia em 2022 com o objetivo, segundo as suas declarações, de travar a expansão da NATO para leste, medida que Moscovo considera uma ameaça à sua segurança.

Entretanto, os países ocidentais continuam a enviar armas para a Ucrânia, o que a Rússia afirma apenas prolongar o conflito.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS