O líder norte-coreano, Kim Jong-un, montado em um cavalo branco subiu o monte Paektu, que fica no norte da Coreia do Norte, para visitar locais históricos.
A agência de notícias oficial norte-coreana KCNA divulgou várias fotos, ilustrando cada passo da viagem do líder norte-coreano pela montanha.
A unidade de guerrilha antijaponesa de Kim Il-sung, o primeiro governante do país, operou nesta área montanhosa. A historiografia norte-coreana também afirma que Kim Jong-il, seu filho e sucessor, nasceu na região do monte. Por esse motivo, Paektu é considerado uma “montanha sagrada da revolução”, segundo a KCNA.
Acompanhado por dezenas de altos oficiais militares e do partido, Kim Jong-un visitou um acampamento e o local de uma importante batalha coreana contra os ocupantes japoneses.
No dia 2 de dezembro, o líder norte-coreano inaugurou a cidade chamada Samjiyon, capital do distrito de mesmo nome em que Paektu está localizado.
A recente visita não foi o primeiro passeio de cavalo na montanha por Kim em Paektu. Em outubro, fotos semelhantes dele em um cavalo foram divulgadas, resultando em especulações de longo alcance sobre o que isso poderia significar para as políticas de Pyongyang.