Desde 11 de abril, a mídia oficial não relatava atividade ou publicava fotos atuais de Kim Jong-un
Agência estatal norte-coreana publica imagens do dirigente participando de uma cerimônia, em sua primeira aparição pública em três semanas. Longa ausência gerou especulações sobre saúde e possível morte de Kim.
Sem ser visto publicamente desde 11 de abril, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reapareceu sorridente em fotos divulgadas pela imprensa estatal do país asiático. A longa ausência gerou especulações sobre seu estado de saúde e até sobre sua morte.
Segundo a mídia oficial do regime norte-coreano, Kim participou de uma cerimônia que marcou a conclusão da construção de uma fábrica de fertilizantes em Sunchon, na província de Pyongan do Sul, ao norte da capital, Pyongyang, nesta sexta-feira (01/05).
A agência estatal KCNA publicou fotos para ilustrar a participação de Kim no evento, nas quais ele aparece visitando a fábrica e cortando uma fita inaugural acompanhado da irmã, Kim Yo-jong, além de outros funcionários do alto escalão do regime.
De acordo com o artigo publicado pela mídia oficial, o líder supervisionou a nova planta e expressou satisfação com o que chamou de “maravilhosa construção” que, segundo ele, “fortalece as tarefas e a capacidades de desenvolvimento da indústria química do país”.
O ato também contou com a presença de um grande número de trabalhadores da fábrica, que são vistos usando máscaras enquanto batem palmas durante o discurso de Kim.
O Ministério da Unificação da Coreia do Sul confirmou o evento realizado na vizinha ao norte, afirmando que “relatos infundados sobre a Coreia do Norte” haviam causado “confusão desnecessária para a economia, segurança e sociedade”.
Kim reapareceu ao lado da irmã, Kim Yo-jong, além de outros funcionários do alto escalão do regime