A agência de notícias estatal norte-coreana KCNA informou que, na segunda-feira (2), o líder norte-coreano, Kim Jong-un, participou da cerimônia de inauguração de uma cidade que “foi desenhada como modelo de cidade civilizada socialista de montanha”.
A nova cidade, Samjiyon, está localizada na província setentrional de Ryanggang e será a capital do distrito homônimo. O projeto da construção foi elaborado no ano passado.
A cerimônia de inauguração contou com participação de altos funcionários norte-coreanos, e incluiu um desfile da Divisão de Construção número 216, que ergueu a cidade, assim como de outras tropas.
Por sua vez, Kim Jong-un teve a honra de cortar o laço de inauguração. A cerimônia foi encerrada com queima de fogos de artifício.
Samjiyon está localizada na área do monte Paektu, uma das montanhas mais veneradas da Coreia, considerada lugar de nascimento de Kim Jong-il, o líder da Coreia do Norte de 1994 a 2011 e pai do atual líder.
O presidente da Assembleia Suprema do Povo da Coreia do Norte, Choe Ryong-hae, discursou na cerimônia e pediu uma “remodelação excelente do distrito natal do líder [Kim Jong-il] como paraíso para o melhor povo do mundo e avanço vigoroso para progredir a causa do levante de uma potência socialista“.