Brasília, 13 de janeiro de 2022 às 15:43
Selecione o Idioma:

Brasil

Postado em 03/09/2016 1:14

Kiko Nougueira: A explosão dos blogs como fonte de notícias

.

FC Leite Filho
O blog Café na Política, começou a enfocar o papel dos blogs jornalísticos na internet. Em meio à tempestade política do impeachment de Dilma, estes, blogs, muitos deles produzidos quase que artesanalmente, se converteram em preciosas fontes do noticiário.
Sem os efeitos especiais e o espetáculo de cores e de tecnologia dos conglomerados, os blogs acabaram botando a mídia a reboque, em muitos aspectos. Eles chegaram na frente com muitos fatos novos, a maioria deles encobertos, por razões empresariais ou políticas. É uma prova de que se pode fazer jornalismo sério e independente, sem cair no golpismo e no jogo do poder econômico.
O diariodocentrodomundo.com.br, o DCM, de Paulo e Kiko Nogueira, o conversaafiada.com.br, de Paulo Henrique Amorim, de Fernando Brito, o jornalggn.com.br, de Luis Nassif, o brasil247.com.br, de Leonardo Attuch, cartamaior.com.br, de Joaquim Palhares, e a patrialatina.com.br, do Válter Xéu, são alguns dos exemplos de sites e blogs que começam a deixar na rabeira os jornalões, revistões e até a Globo.
Para começar esta série sobre os blogs políticos, eu entrevistei o Kiko Nogueira, que me contou a história de como o Diário do Centro do Mundo atingiu a marca mensal dos três milhões de acessos e os furos que deu na grande mídia. Um desses furos é a entrevista televisada com Mírian Dutra (sim, o DCM utiliza muito a TVWeb), depois que a ex-namorada de FHC resolveu abrir a boca sobre um dos escândalos mais ocultados na República.
Com sistema próprio de autofinanciamento, nos quais utiliza a propaganda programada da internet e o sistema de vaquinha eletrônica, o crowdfunding, Kiko diz que o DCM pôde pagar a viagem do repórter Joaquim de Carvalho a Barcelona, na Espanha, onde Mírian vive numa espécie de desterro dourado, pago pela Globo e o próprio FHC. Daí nasceu o primeiro vídeo-documentário do DCM, cujas principais cenas exibimos neste especial do Café na Política.

http://www.cafenapolitica.com.br/os-blogs-ja-passam-a-midia-para-tras-na-noticia-kiko-nogueira/

*

Comentários: