“Cuidado com ações e declarações dos EUA sobre a região” é o título de um editorial publicado neste sábado, que alerta que nas últimas semanas houve incidentes e declarações de entidades oficiais daquele país que não devem ser ignorados.
A publicação menciona alertas do chefe do Comando Sul, Alvin Holsey, sobre a necessidade de controlar o Estreito de Magalhães, a desculpa de combater o crime organizado para enviar tropas para territórios de outras nações e a “recompensa” por ajudar na captura do presidente venezuelano.
Ele também destaca o aumento de tarifas contra países latino-americanos, o aumento de medidas unilaterais contra Cuba e o cerco ao México, todos fatores que moldam a agenda do governo dos EUA na região.
“É mais uma vez evidente que as políticas dos EUA em relação ao continente são ameaçadoras, prejudiciais, intervencionistas e desestabilizadoras”, afirma o editorial.
O jornal afirma que tal comportamento pode ter consequências graves para a América Latina e o Caribe e atualmente gera muita tensão e preocupação.
El Siglo apela aos governos, às Forças Armadas, às forças democráticas e aos movimentos sociais para que estejam vigilantes diante dessas ações para não cair em atitudes ingênuas, passivas e dóceis.
É preciso se posicionar contra o que os Estados Unidos estão fazendo com a região, conclui o editorial.