25.5 C
Brasília
domingo, 19 outubro, 2025

Israel suspende entrada de ajuda humanitária em Gaza

Um caminhão transporta alimentos e ajuda humanitária em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza.

HispanTV – Israel suspendeu os pontos de acesso para ajuda humanitária na Faixa de Gaza em meio à crise de fome que afeta o enclave.

Fontes oficiais, citadas por agências de notícias locais, explicaram que “de acordo com diretrizes políticas, a transferência de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza foi interrompida”. A medida ocorreu após a ordem do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu de fechar a passagem de fronteira de Rafah no sábado.

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (UNRWA) expressou sua profunda preocupação, alertando que o fechamento das passagens de fronteira “terá sérias repercussões em todos os setores, especialmente na saúde”. Eles também alertaram que “tememos um retorno da fome na Faixa de Gaza”.

A força aérea israelense atacou novamente Rafah, no sul de Gaza, quebrando o cessar-fogo acordado no início deste mês com a resistência palestina no Egito.

A medida amplia as restrições implementadas desde quinta-feira, quando Israel já havia adiado a entrada de ajuda humanitária pela passagem de Rafah. A escalada ocorre após os bombardeios israelenses neste domingo, após o que descreveram como uma “violação flagrante” do acordo de trégua pelo Movimento de Resistência Islâmica Palestina (HAMAS).

Neste contexto, a Assessoria de Imprensa do Governo Palestino em Gaza informou que as forças de ocupação sionistas violaram a trégua em 47 ocasiões, resultando em 38 mortes e 143 feridos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS