22.6 C
Brasília
domingo, 19 outubro, 2025

Israel quebra o cessar-fogo e ataca Rafah

Menina palestina em meio à destruição na Faixa de Gaza. (Foto: AFP)

HispanTV – A força aérea israelense atacou novamente Rafah, no sul de Gaza, quebrando o cessar-fogo acordado no início deste mês com a resistência palestina no Egito.

Aviões de guerra israelenses atacaram a cidade de Rafah no domingo em apoio ao grupo militante de Yasser Abu Shabab, de acordo com a mídia hebraica.

Fontes locais relatam que pelo menos um soldado israelense foi morto e outro ficou ferido nesses confrontos.

Por sua vez, o Movimento de Resistência Islâmica Palestina (HAMAS) acusou Israel de cometer uma “violação flagrante” dos termos do acordo de cessar-fogo ao impedir a reabertura da passagem de Rafah, entre Gaza e o Egito.

Netanyahu diz que Israel manterá a passagem de Rafah entre Gaza e o Egito fechada “até novo aviso”, uma medida que o Hamas chama de mais uma violação da trégua.

Neste contexto, a Assessoria de Imprensa do Governo em Gaza relata que as forças de ocupação sionistas violaram a trégua 47 vezes, resultando em 38 mortes e 143 feridos.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou em 8 de outubro que Israel e o Hamas haviam concordado com a primeira fase de seu plano de paz para Gaza. O acordo ocorre dois anos após o início da agressão israelense, que, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, deixou 67.173 palestinos mortos e outros 169.780 feridos desde outubro de 2023.

Desde outubro de 2025, Israel desencadeou uma guerra genocida contra os palestinos em Gaza que até agora deixou mais de 68.116 palestinos mortos e mais de 170.200 feridos, de acordo com o Ministério da Saúde palestino. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS