Ministro da Defesa do Irã, brigadeiro-general Mohamad Reza Qarai Ashtiani.
O ministro da Defesa iraniano garante que a República Islâmica fornecerá equipamento militar a qualquer país que contribua para a segurança internacional, incluindo a Venezuela.
HispanTV – “Não temos restrições quando se trata de fornecer equipamentos aos países e estamos em contato com todos eles e continuaremos a fortalecer esse relacionamento [e cooperação]”, disse o ministro da Defesa iraniano, brigadeiro-general Mohamad Reza Qarai Ashtiani, no domingo. entrevista concedida à agência de notícias local Tasnim.
Questionado sobre a possibilidade de fornecer equipamentos militares à Venezuela, o alto comando militar respondeu que sim. “Iremos, sem dúvida, ajudar qualquer país que se comprometa a contribuir para a segurança e a paz internacionais e aspire a manter a segurança coletiva global”, explicou.
Uma linha marítima direta é estabelecida entre o Irã e a Venezuela
Qarai Ashtiani detalhou que a Venezuela é um grande país que está localizado em uma região sensível. “Temos relações com este país nos últimos anos e pode-se dizer que a maior interação de nossos presidentes foi com a Venezuela”, destaca.
Irã e Venezuela escaparam dos bloqueios e sanções econômicas contra eles, impostos principalmente pelos Estados Unidos, consolidando sua aliança em questões de economia, comércio e defesa. Em 2012, a Venezuela informou que estava recebendo ajuda do Irã na construção de drones para autodefesa.
Venezuela sobre Irã: amigos se conhecem melhor em tempos difíceis
Venezuela exibe drones iranianos pela primeira vez em desfile militar | HISPANTV
Venezuela exibe drones iranianos pela primeira vez em desfile militar | HISPANTV
A Venezuela exibe drones de combate iranianos pela primeira vez durante uma parada militar, enquanto os laços entre os dois países continuam a se aprofundar.
Quanto às especulações sobre a possibilidade de comprar caças Sukhoi Su-35 da Rússia, o general iraniano disse que a República Islâmica é fabricante de aeronaves e produz caças, aviões de transporte e treinamento, mas se sentir necessidade de fortalecer sua defesa poder, ele tentará obtê-lo de qualquer país que possua tais tecnologias.
Sobre se o país tem restrições à aquisição de equipamentos militares, ele disse “não”. “Nos casos em que é necessário, não sentimos quaisquer restrições para satisfazer as necessidades ou para exportar”, esclareceu.
A Rússia desafia os EUA; busca expandir a cooperação militar com o Irã
Em março, a representação do Irã nas Nações Unidas anunciou que Teerã finalizou um acordo para a compra de caças Su-35 da Rússia e explicou que o país persa não tinha restrições à aquisição de armas convencionais ou equipamentos militares desde que foram anuladas em outubro de 2020. as proibições baseadas na Resolução 2231 do Conselho de Segurança.