Brasília, 15 de abril de 2021 às 15:32
Selecione o Idioma:

Sem Titulo

Postado em 02/01/2016 11:11

Irã condena execução pela Arabia Saudita do clérigo Al-Nimr

.

 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano condenou fortemente a execução de clérigo xiita Xeique Nimr al-Nimr Baqer pelo regime de Al Saud e advertiu que Riad vai sofrer as consequências do seu ato “irresponsável”.

“Enquanto terroristas têm perturbado a paz e a segurança das nações da região e do mundo e têm arriscado a estabilidade de alguns governos da região, a execução de personalidades como Xeique Nimr Baqer al-Nimr, que não tinha outra discurso a não ser prosseguir os seus objetivos políticos e religiosos, só mostra a imprudência e irresponsabilidade (o regime no poder em Riad) “, denunciou neste sábado o porta-voz do Ministério do Exterior iraniano, Hussein Jaber Ansari. Ele também questionou o apoio do governo saudita aos movimentos terroristas da região, ao aplicar a política severa contra os opositores.

A responsabilidade pelas consequências desta medida “irresponsável” e “ineficiente” recai nos governantes em Riad, disse Ansari, quem assegurou que a monarquia árabe vai pagar caro por tais políticas.

Também, o Ministério dos Negócios Estrangeiros  iraniano convocou o Encarregado de  negócios saudita em Teerã, para expressar seu firme e forte protesto contra a execução da oposição clérigo xiita Xeique Nimr Baqer al-Nimr. O Vice-ministro das Relações Exteriores iraniano dos Assuntos Árabes e Africanos, Hussein Amir Abdolahian, transmitiu nesta reunião a indignação da República Islâmica por tal execução desumana e injusta.

O Ministério do Interior da Arábia Saudita, através de um comunicado divulgado no sábado, anunciou a execução de 47 pessoas por alegadas acusações de terrorismo, incluindo Xeique al-Nimr.

http://portuguese.irib.ir/index.php/noticias/iran1/item/229727-ira-condena-execucao-irresponsavel-do-clerigo-al-nimr

Comentários: