© AP Photo / Rahmat Gul
ORIENTE MÉDIO E ÁFRICA
Sputnik – Novo relatório da inteligência dos Estados Unidos prevê a queda de Cabul daqui a um mês ou 90 dias, ao contrário da análise anterior, que referia um prazo de seis meses a um ano.
As autoridades norte-americanas estão se preparando para a possibilidade de o Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) poder tomar o controle da capital afegã, Cabul, de acordo com The Washington Post.
O relatório de junho da inteligência dos EUA sugere que o governo afegão poderia cair em seis meses ou um ano após a retirada do contingente militar dos Estados Unidos e da OTAN, mas a situação atual no país fez rever a análise.
A administração do presidente Joe Biden foi agora informada pelos militares dos EUA que o colapso pode ocorrer daqui a um mês ou 90 dias, segundo funcionários citados pela mídia.
“Tudo está se movendo na direção errada”, disse uma fonte do jornal familiarizada com o novo relatório da inteligência.
Uma fonte do Pentágono informou que os conselheiros militares estão se preparando para evacuar os embaixadores e diplomatas dos EUA perante a queda de Cabul. No início do ano, a embaixada já reduziu o número de diplomatas na capital.
Na terça-feira (10), Biden revelou que não lamenta sua decisão de retirar as forças norte-americanas do Afeganistão e exortou o governo afegão a “lutar por eles mesmos, lutar por sua nação”. Biden referiu que os EUA continuariam apoiando o governo de Cabul.
Nos últimos dias, os talibãs alegaram ter tomado o controle de nove capitais de províncias das 34 no total, incluindo as cidades de Zaranj e Farah. As autoridades afegãs negam que o Talibã fez tais avanços.