Gabriel Luís Miguel, Diretor-Geral do Centro Tecnologico Nacional (Rosário dos Santos/Angop)
Luanda – O diretor-geral do Centro Tecnológico Nacional (CTN), Gabriel Luís Miguel, pediu hoje (quarta-feira), em Luanda, às empresas e instituições financeiras a apostarem na produção dos protótipos dos inventores/criadores angolanos.
O responsável do CTN fez este pedido quando dissertava o tema “As Feiras do Inventor/Criador Angolano-Internacionalização de Protótipos, Ideias e Produtos”, durante o debate “Café com Ciência e Tecnologia”.
Na óptica do diretor, muitos destes projectos concorrem para catapultar a diversificação da economia.
Salientou que a instituição que dirige já internacionalizou cerca de 100 ideias, protótipos e produtos na Feira Internacional de Ideias, Invenções e Novos Produtos (IENA) – Alemanha, desde o ano de 2009 até 2015, um total de 48 medalhas, das quais oito de ouro, 18 de prata e 22 de bronze.
“Estas instituições financeiras e às empresas devem por outro lado lançar desafios aos inventores para verem muitos dos seus problemas resolvidos internamente, tendo em conta que muitas soluções dos nossos problemas podem ser resolvidos internamente”, explicou.
Instituído em 2015, pelo MINCT, os “Cafés com Ciência e Tecnologia” são espaços de debate de temas da actualidade e pretendem ser um catalizador na criação de uma verdadeira Sociedade do Conhecimento, cumprindo desta forma com um dos grandes desideratos plasmados na Política Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação de Angola (PNCTI).
O Programa sobre a Promoção da Cultura Científica e a Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo de Base Tecnológico, tem como expressão máxima, a Feira do Inventor/Criador Angolano, considerada como a Plataforma para a exposição dos trabalhos dos talentos angolanos nas diversas áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação.
As conclusões e recomendações saídas deste Fórum permitirão agregar valor aos mecanismos para a Internacionalização de Ideias, Protótipos e Produtos desenvolvidos pelos diferentes actores do SNCTI e da Sociedade em geral.
http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/ciencia-e-tecnologia/2016/9/40/Instituicoes-financeiras-instadas-apostarem-producao-prototipos-dos-inventores-angolanos,797efc0e-4a62-4436-b6e5-90f5a3735577.html