20.5 C
Brasília
segunda-feira, 22 abril, 2024

Incêndios não dão trégua no Chile

Santiago do Chile, 19 de fevereiro (Prensa Latina) O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile ordenou a evacuação de áreas da região de La Araucanía devido aos incêndios florestais que hoje ameaçam áreas urbanas.

Os setores envolvidos são os de San Luis, La Colonia e Chavol 2, na comuna de Victoria, e Ipinco, em Purén.

As autoridades declararam alerta vermelho em ambos os concelhos, onde bombeiros, apoiados por brigadistas, técnicos, quatro aviões e dois helicópteros, lutam para controlar as chamas.

Enquanto isso, na região de Valparaíso, continuam os trabalhos de coleta de entulhos nas comunas de Viña del Mar, Quilpué, Villa Alemana e Limache, impactadas no início do mês pelos piores acidentes ocorridos no país em várias décadas.

fogo-chile2

Esta catástrofe deixou mais de 130 mortos e cerca de sete mil casas destruídas, além de danificar áreas industriais e pequenos negócios.

O centro-sul do Chile é afetado todos os verões por incêndios e, segundo a Corporação Florestal Nacional, mais de 99% deles são causados ​​pela ação humana, seja por negligência na manipulação de fontes de calor, práticas agrícolas ou intencionalidade.

Sua propagação e intensidade são influenciadas por outros fatores como seca extrema, aumento do calor, até 40 graus, ventos e plantações de pinheiros e eucaliptos, que são altamente inflamáveis.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS