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quarta-feira, 4 setembro, 2024

Impostos: os inimigos da riqueza

Por Juan J. Paz-y-Miño Cepeda*

(Prensa Latina) Os neoliberais, os anarcocapitalistas, os empresários que se veem representados por estas ideologias e os governos que surgiram sob os seus slogans, ignoram a história económica e social do capitalismo e da América Latina. Consequentemente, hoje seus “inimigos” são o Estado, os impostos, os direitos trabalhistas e ambientais, os movimentos sociais e as reivindicações populares.

Desde que a primeira Revolução Industrial (meados do século XVIII) estabeleceu o capitalismo em Inglaterra e noutros países europeus, os empresários acumularam riqueza e poder político exorbitantes, porque os Estados não intervinham na economia, não existiam leis laborais nem impostos diretos. Em contraste com eles estava a exploração dos trabalhadores e a vida miserável que levavam com as suas famílias. Nessas condições, surgiram a crescente luta de classes e as teorias anticapitalistas. Graças à consciência gerada, avançaram-se na necessária intervenção do Estado, nos direitos dos trabalhadores e na arrecadação de impostos. Só assim a vida, o trabalho e o progresso geral melhoraram. No entanto, até meados do século XX, a pobreza ainda era uma realidade.

FD Roosevelt

FD Roosevelt

Nos Estados Unidos, estas condições herdadas começaram a mudar radicalmente com o New Deal inaugurado por Franklin D. Roosevelt (1933-1945) e na Europa com a implementação dos Welfare States, após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Como em nenhuma outra época, o desenvolvimento disparou, a pobreza absoluta foi abolida, a classe média expandiu-se e, sobretudo, graças aos Estados intervencionistas, registaram-se progressos nos investimentos públicos, no trabalho e, especialmente na Europa, nos direitos laborais e nos serviços públicos entre os que destacou a segurança social, a educação e a saúde. Dado o avanço do socialismo no mundo, o capitalismo foi forçado a mudar e a admitir reformas sociais.

E como foi financiado esse avanço humano? Taxas incluídas. Nos Estados Unidos. A partir de 1913 foi instituído o imposto sobre o rendimento, que durante o New Deal aumentou substancialmente, atingindo 94 por cento sobre rendimentos superiores a 200 mil dólares (cerca de 2,9 milhões de dólares hoje) durante a Segunda Guerra. No Reino Unido, o imposto sobre o rendimento mais antigo foi estabelecido em 1799, mas era temporário. Na realidade, na Europa os impostos sobre o rendimento foram consolidados no final do século XIX e no início do século XX; mas as taxas elevadas pertencem ao segundo período pós-guerra, oscilando entre 60 e 90 por cento.

Na América Latina, o desenvolvimento do capitalismo é um verdadeiro drama, cuja decolagem ocorreu praticamente no século XX, sem superar completamente os estados oligárquicos. A escandalosa miséria, a pobreza e a exploração laboral e social estenderam-se por toda a vida das repúblicas. Os primeiros impostos sobre a renda foram introduzidos no Brasil (1922), México e Chile (1924), Equador (1928), Argentina (1932), embora com variações entre menos de 10% e até 50%. Os governos “populistas” das décadas entre 1920 e 1940 conseguiram aumentá-lo, ainda que temporariamente, assim como os do progressismo contemporâneo do século XXI, que lançaram as bases para a construção de estados de bem-estar social latino-americanos. Graças ao Estado, os investimentos públicos, os direitos laborais, sociais e ambientais, melhoraram as condições de vida e de trabalho de amplos setores humanos. Esses avanços também foram alcançados com os impostos diretos, sem nunca atingir o nível que tiveram nos Estados Unidos. até a década de 1970, que ainda rondavam os 70 por cento.

Ronald Reagan

Ronald Reagan

Da ascensão do neoliberalismo global, como resultado das políticas promovidas por Ronald Reagan (1981-1989) e da influência hegemónica dos Estados Unidos, a era do questionamento dos Estados de bem-estar social e de todos os tipos de intervencionismo estatal, dos direitos humanos, do trabalho, serviços públicos, segurança social, avanços humanos e, sem dúvida, impostos. Durante as duas últimas décadas do século XX, as economias de privilégio passaram a reinar para garantir a rentabilidade dos negócios e o poder económico das camadas ricas.

Nos Estados Unidos. O imposto de renda caiu para 50% e em pouco tempo para 28%. Na Europa, a situação fiscal foi reformada, mas ainda são mantidos impostos elevados para financiar as políticas sociais. A concentração de riqueza atingiu níveis alarmantes, segundo os renomados estudos de Thomas Piketty.

Na América Latina, a entrada do neoliberalismo foi fatal para as políticas sociais e tornou-se uma característica permanente não só da evasão fiscal de longa data na região, mas também da fuga e ocultação de capitais em paraísos fiscais, bem como da desculpa desenfreada ou redução de dívidas e tributos aos empresários, disfarçados de “incentivos” fiscais. Hoje, países como o Equador têm taxas de imposto inferiores à média latino-americana que, segundo a CEPAL, é de 20 e 22 por cento do PIB, enquanto na OCDE é de 34 por cento. Além disso, desde 2017, houve três governos empresariais no Equador (dois presidentes empresários-milionários), que estabeleceram um “modelo” de gestão estatal para garantir as empresas privadas, abandonando qualquer objetivo de desenvolvimento económico com bem-estar social. O outro extremo é a Argentina, onde se promove um modelo mais agressivo, que considera que o Estado deve ser eliminado e sustenta que os impostos são “roubo”.

FMI

FMI

Nestas novas condições, o estrangulamento dos impostos diretos e especialmente do alívio aos ricos, impossibilita a execução de políticas sociais, uma vez que há falta de recursos internos. Os governos recorrem ao FMI, cujas medidas agravam os problemas, como foi demonstrado em toda a região. As estatísticas e os estudos internacionais comprovam o agravamento da pobreza, a expansão da miséria, o colapso do trabalho, o crescimento da informalidade e da emigração, a explosão do crime organizado.

O recente livro Política social, pobreza e desigualdade no Equador: 1980-2021, coordenado por Xavier Jara, Andrés Mideros e María Gabriela Palacio, detalha a situação histórica do Equador no período estudado (https://t.ly/hD6p_), em que se destacam as políticas sociais acompanhadas de impostos diretos e a arrecadação de sonegadores tradicionais durante o governo de Rafael Correa (2007-2017). Pode-se concluir que na América Latina a “liberdade económica” do neoliberalismo oligárquico e do libertarianismo anarco-capitalista é um conceito de negócio abertamente perverso, impedindo o bem-estar humano na região.

Apesar destas expressões de estagnação e até de retrocesso histórico, a consciência sobre o papel do Estado e dos impostos também está a ser recuperada no mundo. No âmbito do G20/OCDE, discute-se um imposto global de dois por cento sobre os super milionários, bem como o pagamento de impostos pelas empresas multinacionais em todos os locais onde operam, com uma taxa adicional mínima e global de 15 por cento sobre os seus lucros; enquanto nas Nações Unidas existe uma primeira resolução para um acordo-quadro sobre cooperação fiscal ( https://t.ly/0a6yb ).

Impostos mais elevados sobre os ricos e sobre as empresas privadas que concentram a renda gerada socialmente é uma das formas prioritárias de quebrar o muro que impede o desenvolvimento com equidade e democracia na América Latina.

 

*Juan José Paz e Miño Cepeda

Paz e Miño Cepeda, Juan José Paz e Miño Cepeda, Juan José. Equatoriano. Doutor em História Contemporânea pela Universidade de Santiago de Compostela. Coordenador Acadêmico, no Equador, da Associação de Historiadores Latino-Americanos e Caribenhos (ADHILAC). Membro Titular da Academia Nacional de História. Dirigiu o Workshop de História Econômica (THE) da Faculdade de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Equador (PUCE). Foi Reitor da Faculdade de Comunicação, Artes e Humanidades da Universidade UTE de Quito. Ele também foi o cronista da cidade. Professor convidado em diversas universidades da América Latina, América do Norte e Europa. Considerado um dos gestores da História Imediata. Possui vários livros e artigos sobre o Equador e a América Latina.

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