23.5 C
Brasília
quinta-feira, 25 abril, 2024

Huawei ultrapassa Samsung e Apple e é maior vendedora de smartphones do mundo, diz relatório

ÁSIA E OCEANIA

A chinesa Huawei se tornou a maior vendedora de smartphones do mundo depois de ultrapassar a sul-coreana Samsung no segundo trimestre de 2020.

O grupo chinês de tecnologia vendeu nesse período 55,8 milhões de celulares, contra 53,7 milhões da Samsung, segundo dados da empresa de análise de mercados Canalys divulgados nesta quinta-feira (30). Este é o primeiro trimestre em nove anos em que Samsung ou Apple não liderou as vendas.

“Nosso negócio demonstrou excepcional resiliência nesses tempos difíceis”, comentou um porta-voz da Huawei ao portal The Verge. “Em meio a um período de desaceleração e desafios econômicos globais sem precedentes, continuamos a crescer e a ampliar nossa posição de liderança.”

As vendas da Huawei para fora da China caíram para 28% no segundo trimestre de 2020 em relação ao ano anterior, mas a empresa melhorou seu domínio no mercado local, que foi mais rápido na recuperação ante a pandemia de coronavírus, e agora vende mais de 70% de seus novos aparelhos na China.

“Este é um resultado notável que poucas pessoas teriam previsto há um ano”, afirma o analista sênior da Canalys, Ben Stanton. “Se não fosse a COVID-19, não teria acontecido. A Huawei aproveitou ao máximo a recuperação econômica chinesa para reacender seus negócios com smartphones.”

A Huawei está sob crescente ataque dos EUA e do Reino Unido por temores em relação a segurança e privacidade. A empresa chinesa está à frente no desenvolvimento da tecnologia 5G, que é vista por muitos como o principal fator das sanções comerciais dos EUA contra a companhia.

Sputnik

ÚLTIMAS NOTÍCIAS