Tegucigalpa, 25 set (Prensa Latina) Honduras acolherá desde hoje a 30 Reunião da Comissão Florestal para América Latina e o Caribe (Coflac), que procura avaliar a conservação dos recursos naturais.
O conclave, que sessionará em Tegucigalpa até a próxima sexta-feira, aglutinará aos chefes dos serviços e administrações florestais dos 33 países da região membros da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Mesmo assim, participarão delegados e especialistas das diferentes agências das Nações Unidas, organismos de cooperação técnica e ONGs internacionais para analisar temas relacionados com os bosques e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
‘Hoje mais que nunca se faz necessário conjuntar esforços que contribuam ao manejo sustentável dos bosques para enfrentar os desafios da desflorestação e erradicar a fome’, afirmou a representante da FAO em Honduras, María Julia Cárdenas.
Segundo a servidora pública, a reunião será um espaço importante para avaliar os avanços na formulação de políticas públicas que promovam um uso racional desses recursos.
Nesse sentido, o evento debaterá as concessões florestais como mecanismos para promover uma exploração adequada dos recursos madereros, bem como a proteção contra incêndios, pragas e a devasta ilegal.
Criada em 1948, a Coflac brinda um foro técnico e político aos seus 33 países membros para discutir e analisar questões relacionadas com a segurança alimentária e a conservação dos recursos naturais na região.