O posto fronteiriço com maior movimentação é Valle Nuevo, no município sudeste de Jalpatagua, departamento de Jutiapa, onde se registra a chegada de 14.084 pessoas, além do retorno ao país vizinho de 8.306, informou a entidade.
Aquele local tem uma passagem ágil, que permite o controlo da imigração a partir das viaturas, disse o IGM, que considerou oportuno recomendar aos visitantes que tenham em mãos a documentação necessária.
Acrescentou que mantém um monitoramento constante em Nueva Anguiatú, departamento de Chiquimula; Pedro de Alvarado, em Moyuta, Jutiapa; San Cristóbal, Jutiapa; e no Aeroporto Internacional La Aurora da capital.
Dados do Departamento de Pesquisa de Análise de Mercado do Instituto Guatemalteco de Turismo mostram que 54.699 salvadorenhos ingressaram em 2022, um aumento de 295% em relação a agosto de 2021.
As projeções daquele órgão central para este ano apontavam para pelo menos 80 mil residentes, naquela que considerou uma época muito importante para o setor local.
Esses turistas deixaram uma receita econômica de mais de 131 milhões de quetzales (US$ 16,4 milhões), depois de visitar praias e outros destinos, segundo as estatísticas.
Os locais preferidos pelos salvadorenhos foram a Cidade da Guatemala (49 por cento), Antigua Guatemala (20 por cento) e Esquipulas (16 por cento).
Eles também exigiram Retalhuleu (seis por cento), Atitlán (cinco), Izabal (dois), além de Quetzaltenango, Alta e Baja Verapaz com um por cento.
As festas do santo padroeiro de San Salvador ou festas de agosto acontecem desde 1528, em homenagem ao Divino Salvador do Mundo, e são as maiores da vizinha nação centro-americana.