Cidade da Guatemala, 14 de abril (Prensa Latina) A meta de arrecadação de impostos da Guatemala ultrapassa 108 bilhões de quetzales (mais de US$ 14 bilhões), a maior da história, disse uma fonte oficial aqui hoje.
Em uma coletiva de imprensa no Palácio Nacional da Cultura, sede do governo, o ministro das Finanças Públicas, Jonathan Menkos, afirmou que isso representa uma tentativa de aumentar a carga para mais de 11,7% do produto interno bruto.
Durante seu discurso sobre o programa La Ronda, o ministro enfatizou que nos próximos anos a política prevê um aumento de pelo menos 12,5%.
Isso significa que em um contexto como o que oferecemos, onde não criamos novos impostos nem aumentamos taxas, devemos nos concentrar em melhorar sua produtividade, observou o funcionário.
Ele explicou que isso fecha as portas para a sonegação fiscal, fraude fiscal, fraude aduaneira e contrabando, o que ele considera uma tarefa importante para a nova autoridade que toma posse nesta segunda-feira.
Menkos iniciou seus comentários descrevendo como, na sexta-feira passada, o conselho de diretores da Superintendência de Administração Tributária selecionou Werner Ovalle entre cinco candidatos que alcançaram a classificação mais alta.
Foi um processo muito transparente, no qual informamos o público sobre cada uma das medidas tomadas ao longo do mês e meio que geralmente durava, acrescentou.
Vemos que há muitos profissionais dispostos a dar o passo à frente para participar da administração pública, principalmente em um cargo de total relevância, destacou.
Porque na Guatemala o orçamento público depende do financiamento dos impostos pagos pelos guatemaltecos, enfatizou o ministro.
Ovalle, ele explicou, tem três mestrados, mais de 22 anos de experiência no setor público e foi Superintendente de Alfândega por quase oito anos. Ele também atuou como vice-ministro antinarcóticos no Ministério do Interior, até a semana passada.
O novo cobrador de impostos, advogado e tabelião, substitui Marco Díaz, que completou cinco anos de mandato à frente da entidade neste território centro-americano.