28.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 abril, 2024

Governo Xiomara Castro se propõe a resgatar economia hondurenha

Tegucigalpa, 26 fev (Prensa Latina) O governo da presidenta hondurenha Xiomara Castro apresentou hoje um plano de reformulação orçamentária com 21 medidas para salvar a economia do país centro-americano, incluindo auditorias e reorientação de recursos.

As propostas também incluem o registro transparente da execução dos fundos alocados, a alocação financeira a programas com maior impacto social e a eliminação de despesas, comissões e contas criadas com o objetivo de desviar capital para interesses políticos e privados.

Da mesma forma, os trustes serão submetidos a um processo de revisão e auditoria para determinar se há ou não responsabilidade civil, administrativa ou criminal e, se necessário, conduzir a sua liquidação, e os projetos em execução terão que ser finalizados pelo secretariado correspondente.

O executivo de Castro também determina a apresentação de um Plano de Pagamento da Dívida Pública a bancos privados e organizações financeiras internacionais e, com respeito à soberania, a Comissão Internacional contra a Impunidade e Corrupção promoverá as revisões e investigações necessárias.

As instituições governamentais identificarão todos os bens públicos que não estão mais em uso e os leiloarão por meio da Dirección de Bienes del Estado, incluindo o avião presidencial Embraer 600 Legacy, e a Empresa Nacional de Energia Elétrica passará a ser propriedade do povo hondurenho.

A refundação também inclui a auditoria de todas as aberturas ilegais e ajustes feitos no Sistema de Gestão Financeira para transações e pagamentos irregulares não orçados, para o período de 28 de novembro de 2021 e 26 de janeiro de 2022.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS