Caracas, 30 Ene. AVN
O governo venezuelano e representantes da oposição decidiram retomar as conversações do diálogo na República Dominicana nesta terça-feira, informou o porta-voz da presidência desta nação, Roberto Rodríguez.
Em declarações transmitidas pela Telesur, Rodríguez afirmou que esta decisão se deve a que as duas partes vão debater, com mais tempo, os pontos para chegar a um acordo final.
“É um tema de crucial importância que amerita toda a seriedade e todos temos que entender que é razoável e conveniente que tomem seu tempo e por isso amanhã às 9 da manhã voltarão a se reunir”, disse o porta-voz da presidência da República Dominicana.
Rodríguez afirmou que as duas partes desejam um acordo e que por isso estão reunidos na República Dominicana. “É o melhor que pode acontecer na Venezuela e por isso estão aqui”, destacou.
Mais cedo, governo e oposição fizeram um recesso de três horas para retomar a reunião às 21 h, após seis horas de diálogo.
A mesa de diálogo foi uma iniciativa do presidente da República, Nicolás Maduro, desde 2013. Desde então, fez mais de 400 chamados à oposição para a assinatura de um acordo de paz e de estabilidade democrática.
A partir de setembro de 2017 se iniciou uma nova etapa do diálogo na República Dominicana que contou com o acompanhamento do ex-presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero e do presidente dominicano, Danilo Medina, assim como do Chile, México, Bolívia, Nicarágua e São Vicente e Granadinas.
Pelo governo venezuelano, estão presentes Jorge Rodríguez, chefe da delegação venezuelana, Delcy Rodríguez e Roy Chaderton.
Pela oposição estão os deputados da Assembleia Nacional em desacato, Julio Borges, Simón Calzadilla, Enrique Márquez, o dirigente do partido Um Novo Tempo, Manuel Rosales, entre outros.