Bogotá, (Prensa Latina) O Governo de Iván Duque e uma representação de indígenas do Chocó chegaram nesta sexta (16) a um acordo em matéria de segurança e restituição de terras para os nativos desse departamento do Pacífico colombiano.
Na referida instância serão analisadas as preocupações expostas pelos povos originários relacionadas com a situação precária em que se encontram associada a temas de saúde, infraestrutura, projetos produtivos e segurança.
Como resultado do acordo, 450 indígenas das etnias Embera e Wounaan que haviam se mobilizado desde o último fim de semana nesta capital decidiram retornar hoje aos seus resguardos no departamento do Chocó.
A Organização Nacional Indígena anunciou que o Governo se comprometeu com a busca da paz territorial dos povos nativos de Chocó.
Cerca de 36 povos indígenas do país estão em risco de extermínio pela pobreza em que vivem, o assassinato de seus líderes, o deslocamento forçado e a violência dentro de seus territórios ancestrais, muitos rodeados de corredores do narcotráfico.