Manágua (Prensa Latina) O governo da Nicarágua reforça hoje a rede elétrica em todo o país com investimentos de mais de 359 milhões de dólares para o período 2021-2025, com o objetivo de garantir a cobertura e a qualidade deste serviço.
O chefe do Ministério de Minas e Energia, Salvador Mansell, mencionou a implantação e renovação de novas infra-estruturas e subestações em cidades como Waspam, Río San Juan, Bluefields e Nueva Segovia; bem como a promoção de um programa de redução das perdas de energia.
Paralelamente, empreendem a renovação do sistema com mais de três décadas de operação e desenvolvem projetos de modernização nos bairros de Manágua, a capital, e em outros departamentos da região do Pacífico como Carazo, Chinandega, Granada, León, Masaya e Rivas.
Mansell fez alusão ao investimento estrangeiro para a implementação de um plano piloto de redução de perdas, o resgate e colocação de modernos equipamentos automatizados e a criação de um Centro de Operações, a um custo aproximado de 13 milhões de dólares.
Recentemente, o governante anunciou o avanço de 99,054% na cobertura de eletricidade no final de novembro, valor superior à meta estabelecida para o atual 2021, e especificou que mais de três milhões de domicílios nicaraguenses receberam o serviço nos últimos anos.
O ministro também informou sobre a instalação de aproximadamente seis mil painéis solares durante o próximo ano de 2022 no Caribe Sul, Caribe Norte e Rio San Juan, com impacto em mais de 1.700 lares, 17 escolas, nove centros de saúde e 34 igrejas.