© Sputnik/ Alexander Vilf
O ex-presidente da URSS, Mikhail Gorbachev, declarou em entrevista ao jornal alemão Bild que a situação atual no mundo possui todas as característica de uma Guerra Fria e que a corrida armamentista está a todo vapor em muitas regiões do globo.
“As relações entre as grandes potências continuam a piorar. Isso cria a impressão de que o mundo está se preparando para a guerra. Todos os sinais de uma Guerra Fria estão evidentes”, disse Gorbachev. Segundo ele, “as falas dos políticos e dos militares de alto escalão são cada vez mais belicosas”, e a imprensa “retransmite isso e coloca mais lenha na fogueira”.
“Em diversas regiões isso já está acontecendo a todo vapor”, disse Gorbachev ao responder à pergunta se é possível evitar a “situação da corrida armamentista”. “As tropas estão sendo deslocadas para a Europa, inclusive armamentos pesados, como tanques e blindados. Não faz tanto tempo assim que as tropas da OTAN e da Rússia estavam posicionadas relativamente perto umas das outras. Agora as tropas estão cara a cara”, disse ele.
Gorbachev aproveitou para comentar também as relações entre a Rússia e a Alemanha.
Segundo ele, a população alemã não deseja “mais uma vez ser inimiga” nas relações com a Rússia. “Eu penso que nós — Rússia e Alemanha — devemos restaurar os contatos, fortalecer e desenvolver as nossas relações e encontrar uma forma de confiar uns nos outros”, disse Gorbachev. Ele destacou que muitos daqueles que já foram amigos da Rússia hoje em dia adotam sanções contra o país.