Foto: Novikov Aleksey / Shutterstock
Tanto Washington quanto seus aliados da Otan querem que mais países condenem a operação militar na Ucrânia e imponham sanções.
RT – A operação militar promovida pela Rússia na Ucrânia levou os EUA a tentar “sequestrar” a visão do resto do mundo para se impor, analisou o Global Times , acrescentando que Washington “não pode mais usar o mesmo velho truque para enganar o mundo.”
Como exemplo dessa posição, ele lembrou que a Casa Branca insiste que a Índia condene a ação militar e abandone seu lugar de neutralidade. Um exemplo dessa pressão é o diálogo na sexta-feira, 25 de fevereiro, entre o secretário de Estado, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, no qual o funcionário dos EUA destacou “a importância de uma forte resposta coletiva para condenar a invasão da Rússia”.
Embora a Índia não tenha dado sinais de mudança em sua posição, Yuan Zheng, vice-diretor do Instituto de Estudos Americanos da Academia Chinesa de Ciências Sociais, não descarta alguma mudança como um gesto para os Estados Unidos . improvável que Nova Délhi condene ou critique abertamente Moscou por causa de seu relacionamento próximo”, disse ele.
Por que os EUA e a OTAN nunca foram sancionados por iniciarem guerras?
A Índia não é o único país que não compartilha da visão americana. Outros países adotaram postura semelhante, como México e Turquia , que anunciaram que não imporão sanções econômicas à Rússia; ou Argentina , Bolívia , Brasil e Panamá, que rejeitaram as sanções, pois tomar uma posição contra a Rússia não está entre seus “interesses” nem “conduz à solução da crise”.
Por sua vez, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, expressou seu “firme apoio” à Rússia e destacou a “importância de combater a campanha de mentiras e desinformação” realizada pelo Ocidente.
A manipulação de opiniões
Segundo o Global Times, os EUA não estão em posição de exigir que outros países se unam às sanções e condenem Moscou. “Você não pode pedir ao mundo inteiro que pague pelo caos que você criou”, ele postou, acrescentando que a Casa Branca e seus aliados da Otan “devem assumir a responsabilidade”.
Nesse sentido, salientou que “os interesses de Washington não são os mesmos que os interesses de todo o mundo” e acrescentou que “os Estados Unidos já tentaram manipular a opinião da comunidade internacional a seu favor sob o pretexto de ‘manter a ordem internacional baseada em regras.
“Felizmente, não pode mais usar o mesmo velho truque para enganar o mundo. Mais e mais países já estão cientes do propósito descarado de Washington de usá-los como peças de xadrez para promover seus próprios interesses” , concluiu.



