Foto: Prensa Latina
Porto Príncipe, 22 de julho (Prensa Latina) Gangues do Haiti atacaram uma delegacia de polícia localizada na cidade de Ganthier, localizada a 31 quilômetros desta capital, no departamento ocidental, onde hoje prevalece o estado de emergência.
Os bandidos com armas automáticas atiraram contra a delegacia e, antes de sair, atearam fogo, deixando a delegacia parcialmente queimada.
O ataque ocorre dias depois de o primeiro-ministro de transição do Haiti, Garry Conille, ter decretado Estado de Emergência de Segurança em 14 municípios controlados por gangues criminosas.
Conille informou que a decisão foi adoptada em conjunto com o Conselho Presidencial de Transição (CPT) e o seu governo para os departamentos Oeste e Artibonite.
O primeiro-ministro provisório reiterou que a segurança é uma das prioridades da CPT e da sua equipa ministerial, uma vez que a resolução deste problema reduziria os efeitos na economia e nas famílias haitianas.
Conille pediu à imprensa que evite reportagens que revelem dados sobre o modus operandi das forças de segurança.
Sem falar em um possível diálogo, Conille apelou aos membros das gangues que espalham o terror para que deponham as armas e reconheçam a autoridade do Estado.