9.5 C
Brasília
quarta-feira, 24 julho, 2024

Fundos são destinados para promover a formação cultural nas ilhas da Colômbia

Bogotá, 22 de junho (Prensa Latina) O Ministério das Culturas, Artes e Conhecimento da Colômbia investirá cerca de 700 mil dólares em San Andrés, Providencia e Santa Catalina para fortalecer a formação artística que hoje ocorre nessas ilhas.

De acordo com a informação divulgada, os recursos serão destinados, nomeadamente, a ações de formação artística e cultural; apoio a iniciativas e projetos; fortalecimento da Rede de Bibliotecas Públicas; proteção das línguas nativas e conservação do patrimônio dos territórios localizados a cerca de 1.200 quilômetros a noroeste desta capital.

Na primeira dessas áreas, estima-se que 1.200 crianças e adolescentes serão beneficiados pelo programa Sons para a Construção da Paz.

Esta iniciativa levará a música a seis estabelecimentos de ensino, quatro em San Andrés e dois em Providencia, e gerará emprego para formadores artísticos locais.

Da mesma forma, com o programa Sons de Esperança, os processos de formação em iniciação musical serão realizados em um Centro Batuta localizado em San Andrés, que atende 140 crianças e jovens.

Os ecossistemas culinários associados à alimentação e cozinhas tradicionais serão também promovidos e reforçados no âmbito do programa Cozinhas para a Paz e, para cuidar do Património Cultural Imaterial, serão realizados processos de formação e capacitação em torno dos Planos Especiais de Salvaguarda. .

Por outro lado, as bibliotecas públicas, redes departamentais e municipais beneficiarão de disponibilização ou atualização bibliográfica, aconselhamento técnico e processos de formação de bibliotecários.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS