19.5 C
Brasília
terça-feira, 10 setembro, 2024

Forças dos EUA continuam a roubar petróleo sírio

Soldados dos EUA caminham enquanto patrulham os campos de petróleo em Al-Hasaka, na Síria. (Foto: AFP)

HispanTV – As tropas dos EUA estacionadas ilegalmente na Síria continuam a roubar os recursos do país, incluindo o contrabando de petróleo, como denunciam os habitantes locais.

Segundo um relatório da agência de notícias estatal síria, SANA , as forças militares dos EUA continuam a saquear a riqueza petrolífera da nação árabe, que transportam das áreas que ocupam na província ocidental de Al-Hasaka para as suas bases em território iraquiano através de travessias ilegais. .

A propósito de um incidente recente, fontes civis do campo de Al-Yarubiyah, perto da fronteira com o Iraque, afirmaram que um comboio, composto por 60 camiões-cisterna carregados com petróleo sírio roubado, saiu do território sírio em direcção às bases de ocupação no norte do Iraque. travessia ilegal de Al-Mahmudiya.

A caravana foi acompanhada por uma escolta das forças de ocupação e milicianos das chamadas Forças Democráticas Sírias (SDF), que lutam, embora sem sucesso, para derrubar o governo legítimo do Presidente Bashar al-Assad.

A Síria denuncia que os EUA e os seus fantoches terroristas e milícias separatistas continuam a violar a sua soberania e a saquear os recursos estratégicos do país.

As milícias das FDS, apoiadas pelas forças de ocupação dos EUA, saqueiam sistematicamente recursos nacionais e culturas estratégicas na região da Al-Jazeera na Síria, incluindo petróleo, trigo e cevada, como parte da política de ocupação, para pressionar o governo e o povo da Síria.

Damasco denunciou em Setembro passado perante as Nações Unidas (ONU) que os Estados Unidos e os seus aliados separatistas continuam a violar a soberania e a saquear os recursos estratégicos do país levantino.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Síria, numa carta dirigida ao secretário-geral da ONU e ao presidente do Conselho de Segurança da ONU, exigiu que os responsáveis ​​norte-americanos sejam responsabilizados pelo roubo de recursos sírios, e exigiu o fim da presença ilegal de forças norte-americanas na Síria. o nordeste do país.

Segundo o Itamaraty, de 2011 até o final do primeiro semestre de 2023, o valor dos danos causados ​​ao setor petrolífero e mineral da nação árabe, em consequência das agressões, saques e sabotagens cometidas pelos Estados Unidos Estados e localidades seus aliados, totalizaram 115 bilhões de dólares.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS