17.5 C
Brasília
sábado, 5 julho, 2025

Fogo amigo mata 31 soldados israelenses em Gaza

Soldados israelenses carregam o corpo de seu camarada.

 HispanTV – O exército israelense anuncia que pelo menos 31 de seus soldados foram mortos por fogo amigo durante a ofensiva terrestre na Faixa de Gaza.

A Rádio do Exército Israelense revelou na sexta-feira que, desde o início da invasão terrestre em Gaza em 27 de outubro de 2023, um total de 72 soldados foram mortos em “incidentes operacionais”, representando quase 16% dos 440 soldados israelenses mortos em combate terrestre.

O detalhamento das fatalidades operacionais inclui 31 mortos por fogo amigo, 23 em incidentes relacionados a munições, sete atingidos por veículos blindados de transporte de pessoal e seis em incidentes de tiro não especificados, segundo o relatório.

Desde que Israel retomou sua agressão militar contra Gaza em 18 de março, dois soldados foram mortos em incidentes operacionais, de um total de 32 mortes registradas durante esse período, de acordo com o relatório.

Um relatório revela que 29 soldados do exército israelense perderam suas vidas fora da Faixa de Gaza, 18 dos quais foram mortos por fogo amigo.

Cinco mortes adicionais foram atribuídas a acidentes de trabalho, incluindo quedas e uso indevido de ferramentas de engenharia, acrescentou a emissora. Um desses incidentes ocorreu na noite de quinta-feira, embora mais detalhes não tenham sido fornecidos.

Dados militares israelenses indicam que, desde o início da guerra em 7 de outubro de 2023, 882 soldados foram mortos e 6.032 ficaram feridos.

A resistência palestina afirmou repetidamente que as baixas israelenses são maiores do que as relatadas pelas autoridades israelenses.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS