Havana, (Prensa Latina) O longa Sergio & Serguei representará Cuba nos prêmios Oscar, nos Estados Unidos; e Goya, na Espanha, confirmou hoje o Instituto Cubano da Arte e Indústria Cinematográficos (Icaic).
Também pretende ser candidata aos prêmios Goya da Academia das Artes e as Ciências Cinematográficas da Espanha, como melhor filme ibero-americano.
A fita obteve recentemente o Prêmio do público à melhor história de Centroamérica e Caribe no VII Festival Internacional de Cinema do Panamá e o Prêmio ao Melhor Roteiro no Havana Filme Festival, de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Dentro da Espanha, conquistou o lauro Signis e o galardão do Júri Jovem ao Melhor Filme no Festival de Cinema de Málaga, venceu também o Prêmio do Público do Festival Cinelatino Touluse, do França; e do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano, celebrado em Cuba.
Segundo seu diretor, o filme fala da amizade, do que prevalece para além das conjunturas políticas, e ainda que expõe um período complexo da história de Cuba, o foca com certa nostalgia pois selecionou como narradora uma menina.
Deste modo, o realizador evita que a precariedade econômica da década de 1990 e o trauma que significou o desaparecimento da União Soviética para a geração cubana adulta do momento, impliquem ao espectador a uma depressão; pelo contrário, aposta pelos valores humanos e o otimismo.
Graças ao desempenho autoral de Tomás Cao, Héctor Noas, Mario Guerra, Yuliet Cruz, Ana Glória Buduén, Armando Miguel Gómez, Camila Arteche e Ailín da Caridade Rodríguez, e ao roteiro de Daranas, o espectador consegue identificar-se com a maioria das personagens.
A obra conta com a atuação especial do estadunidense Ron Perlman no papel de um jornalista judeu residente em Nova Iorque, cujas investigações revelam diferentes formas de corrupção de seu Governo.
A personagem de Peter forma um trio com o cubano Sergio e o russo Serguei que permitirá resolver um dos conflitos do drama e ponderar a amizade, a solidariedade e o humanismo, acima de qualquer crença política ou necessidade material.
Além de atuar em Sergio & Serguei, Perlman terminou sendo um dos produtores do filme, que teve sua estreia comercial ao longo do país, este verão.