25.5 C
Brasília
sábado, 14 setembro, 2024

Filho de Petro garante que pai não sabia do caso do dinheiro sujo

O filho do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou o desconhecimento do pai sobre o dinheiro ilegal que ele e a ex-mulher receberam durante a disputa presidencial.

HispanTV – “Nem meu pai nem o responsável pela campanha, Ricardo Roa, sabiam do dinheiro que Daysuris e eu recebemos do Santander Lopesierra e do Gabriel Hilsaca. Obviamente, eles não sabiam que parte dessas contribuições eu usei para a campanha. É importante fazer esse esclarecimento, mas há outras circunstâncias”, declarou este sábado Nicolás Fernando Petro Burgos em entrevista à revista Semana .

Hijo de Petro confirmou que o dinheiro veio de Samuel Santander Lopesierra e Gabriel Hilsaca, mas esclareceu que seu pai e Roa não sabiam que parte desses fundos foi usada para financiar a campanha. Além disso, disse que, em cada caso, a justiça deve determinar o grau de responsabilidade.

Após confessar que recebia grandes quantias de dinheiro de fontes duvidosas, como o traficante conhecido como “Homem do Marlboro” e poderosos empresários, o filho de Gustavo Petro foi solto após acordo com o Ministério Público.

Apesar das revelações, Nicolás Petro destaca a importância de seu pai continuar no governo, argumentando que é preciso que as promessas de campanha se concretizem em benefício da Colômbia, principalmente nas questões sociais. No entanto, a situação tem gerado incertezas sobre o futuro político de Gustavo Petro.

O presidente da Colômbia garante que não pediu a seus filhos que violassem sua campanha e considera que há quem esteja usando a polêmica para derrubar seu governo.

Além disso, Petro Burgos evitou comentar sobre outro suposto financiador e exonerou o ex-ministro do Interior, Alfonso Prada, garantindo que não lhe forneceu nenhum cargo durante a campanha, conforme denunciou seu ex-companheiro.

Na quinta-feira, Petro  pediu que a justiça seja aplicada “de forma imparcial”  na investigação que será realizada pelos supostos crimes de lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito contra seu filho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS