22.5 C
Brasília
terça-feira, 18 junho, 2024

Fala de Xi Jinping sobre ‘objetivos narcisistas’ no conflito na Ucrânia deixa EUA perplexos

© AP Photo / Andy Wong

Sputnik – O jornal The Washington Post relatou que a fala do líder chinês, Xi Jinping, durante conversa com seu homólogo ucraniano, Vladimir Zelensky, causou apreensão nos EUA.

“A China sugeriu uma proposta de paz na Ucrânia de 12 pontos e declarou que não vai explorar a situação com objetivos narcisistas“, relatou o jornal, ressaltando que a fala chinesa sobre os objetivos do conflito atingiu e deixou os Estados Unidos perplexos.
Além disso, o jornal destaca que Zelensky e outros funcionários de alto escalão se negaram a excluir Pequim como intermediadora, para que uma resolução pacífica para o conflito possa ser alcançada.
A mídia norte-americana ainda enfatizou que a China, segunda economia mundial, talvez seja poderosa demais para ser ignorada“.

“Se os EUA e seus aliados não puderem sugerir alternativas, a Ucrânia não terá outra escolha a não ser arriscar [um acordo com a China]”, destacou o jornal.

Na quarta-feira (26), o presidente da China, Xi Jinping, conversou ao telefone com seu homólogo ucraniano, Vladimir Zelensky. Pequim comunicou que um enviado especial da Eurásia irá a Kiev em breve e a chancelaria russa disse “notar a prontidão chinesa”.

O presidente da China, Xi Jinping, em Pequim em 6 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.04.2023

Panorama internacional

Xi Jinping e Zelensky se falam pela 1ª vez desde o começo do conflito; Moscou comenta telefonema

ÚLTIMAS NOTÍCIAS