Brasília, 27 de outubro de 2021 às 01:02
Selecione o Idioma:

Internacional

Postado em 25/04/2021 9:44

‘Expressamos nossa profunda tristeza’: Indonésia declara submarino desaparecido como afundado

.

ÁSIA E OCEANIA

Sputnik – Mais de uma dúzia de helicópteros e navios estavam fazendo buscas na área onde o contato foi perdido com submarino indonésio, com ajuda dos EUA, Austrália, Cingapura, Malásia e Índia.

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, confirmou neste domingo (25) que o submarino desaparecido na quarta-feira (21) foi encontrado naufragado próximo de Bali e disse que a presidência enviou suas condolências às famílias dos 53 tripulantes.

“O Exército e a Marinha mudaram o status do submarino KRI Nanggala 402 de ter perdido contato para ‘sub-afundado’ ou afundado […]. Todos nós, indonésios, expressamos nossa profunda tristeza por essa tragédia, especialmente às famílias da tripulação do submarino”, declarou Widodo, citado pela agência Reuters.

O submarino de fabricação alemã KRI Nanggala-402 tinha 44 anos, estava com 53 tripulantes e estava testando um torpedo nas águas de Bali quando perdeu contato com a Marinha indonésia na quarta-feira (21).

O país mais populoso do Sudeste Asiático tem buscado renovar sua capacidade militar, mas alguns equipamentos ainda são antigos e ocorreram acidentes fatais nos últimos anos, relembra a mídia. Agora a Indonésia tem quatro submarinos: um Type 209 de fabricação alemã e três sul-coreanos mais novos.

Pessoal da Marinha da Indonésia são vistos no submarino KRI Nanggala-402 quando chegam a Surabaya, província de Java Oriental, Indonésia, 6 de fevereiro de 2012. Foto tirada em 6 de fevereiro de 2012.
© REUTERS / ANTARA FOTO
Pessoal da Marinha da Indonésia são vistos no submarino KRI Nanggala-402 quando chegam a Surabaya, província de Java Oriental, Indonésia, 6 de fevereiro de 2012. Foto tirada em 6 de fevereiro de 2012.

Buscas pelo submarino

No sábado (24), as equipes de resgate afirmaram que encontraram objetos, incluindo fragmentos de tapete de oração e uma garrafa de lubrificante para periscópio perto da última localização conhecida do submarino, levando a Marinha a acreditar que o navio havia rachado.

O porta-voz da Marinha da Indonésia, almirante Julius Widjojono, disse no sábado (24) que o submarino tinha capacidade de mergulhar até 500 metros abaixo do nível do mar, mas as autoridades estimam que a embarcação foi de 100 a 200 metros mais fundo do que isso.

Mais de uma dúzia de helicópteros e navios estavam fazendo buscas na área onde o contato foi perdido, com ajuda dos EUA, Austrália, Cingapura, Malásia e Índia.

Comentários: